Guimarães

Guimarães abre museu para homenagear as memórias dos Lanceiros de Portugal

(C) Município de Guimarães
Partilhe esta notícia!

Na manhã deste sábado, 11 de dezembro, decorreu, no Convento Santo António dos Capuchos, a cerimónia de inauguração da Casa do Lanceiro, um espaço museológico único em sedes associativas de veteranos militares portugueses, que será visitável, e que pretende homenagear as memórias dos Lanceiros de Portugal, bem como de outras especialidades do Exército Português. Momentos antes, teve lugar a cerimónia de homenagem ao patrono do Exército Português, D. Afonso Henriques.

Domingos Bragança, Presidente da Câmara, referiu o simbolismo do momento, dado o estatuto de Guimarães como “Berço da Nação”, e D. Afonso Henriques como comandante do seu primeiro exército. “Estivemos disponíveis para apoiar a abertura deste espaço e continuaremos a colaborar na sua divulgação e ampliação”, disse.

O Coronel João Paulo Vareta, Presidente da Assembleia Geral da Associação Veteranos Lanceiros de Portugal, disse que nunca a Associação, em nenhum outro local, recebeu o carinho que Guimarães lhe presta e que, sem a ajuda da Câmara Municipal e da Santa Casa da Misericórdia, não teria sido possível instalar a Casa do Lanceiro.

Para além de Domingos Bragança, Presidente da Câmara, na cerimónia estiveram presentes Fernando Rego, Presidente da Direção da Associação Veteranos Lanceiros de Portugal, João Paulo Vareta, Presidente da Assembleia Geral, Eduardo Leite, Provedor da Santa Casa da Misericórdia e Castro Antunes, Presidente da Junta de Freguesia de Azurém.

Comentários

topo