Região

GNR caça dois homens por roubos e burlas em várias zonas do Minho

(c) GNR
Partilhe esta notícia!

O Comando Territorial da GNR de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Barcelos, no dia 29 de dezembro, deteve dois homens de 28 e 50 anos, por burla qualificada, furto qualificado e roubo, nas localidades da Póvoa de Varzim e Chaves.
Na sequência de uma investigação, os militares da Guarda apuraram que os detidos eram suspeitos de terem praticado, nos últimos três meses, cerca de duas dezenas de burlas e furtos, nos concelhos de Barcelos, Esposende, Vila do Conde, Ponte de Lima e Viana do Castelo. Foi possível apurar-se ainda que os suspeitos praticaram um roubo, com recurso a ameaças, a uma idosa, na via pública. No decorrer da investigação, os militares da Guarda verificaram ainda que as vítimas eram pessoas idosas, especialmente vulneráveis, a quem os suspeitos diziam ser funcionários da segurança social ou do centro de saúde. Os suspeitos, depois de ganhar a confiança das vítimas, apoderavam-se dos seus bens, essencialmente dinheiro e ouro.
No seguimento das diligências policiais, os militares da Guarda deram cumprimento a cinco mandados de busca, duas em residência e três em veículos, sendo possível recuperar dinheiro e objetos provenientes dos crimes praticados.
Da operação policial resultou a apreensão de diverso material, destacando-se:
· 7 000 euros em numerário;
· Vários objetos em ouro;
· Uma arma transformada;
· Munições de vários calibres;
· Duas motosserras
· Duas roçadoras
· Dois telemóveis;
· Uma viatura.
Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Barcelos.

Comentários

topo