País

Bloco (BE) sugere hora especial para quem está em isolamento ir votar

(c) LUSA
Partilhe esta notícia!

A coordenadora do Bloco de Esquerda sugeriu esta quinta-feira a possibilidade de extensão do horário de voto nas eleições legislativas, com uma hora particular para aqueles que estiverem em isolamento.

“O voto antecipado é importante, mas há outras medidas que podem ser estudadas, como a extensão de horário de voto com uma hora particular para quem possa estar em isolamento”, defendeu Catarina Martins.

A líder bloquista ressalvou ainda a importância de “todos se sentirem seguros para irem votar” nas legislativas de 30 de Janeiro.

Também esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro afirmou que está em curso com as autarquias a ampliação do voto antecipado, salientando a necessidade de segurança jurídica e também de consenso político sobre as condições de votação de cidadãos em isolamento.

“É preciso segurança jurídica e assegurar a absoluta transparência do acto eleitoral”, sublinhou António Costa, dizendo que para garantir esses princípios o Governo solicitou com carácter de urgência um parecer ao Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR).

“Queremos que fique claro em que condições, ou se em alguma condição é susceptível da limitação do direito de voto pelo facto de haver isolamento profiláctico, seja de coabitantes, seja de pessoas que estejam infectadas”, prosseguiu.

Comentários

topo