Vila Verde

Vila Verde. Mouras encantadas e ouro … Conheça a lenda do Monte de S. Julião

(c) Município de Vila Verde
Partilhe esta notícia!

Mouras encantadas, mouros, cavalos, passagens subterrâneas e ouro, são alguns dos elementos que constituem as lendas que envolvem o Monte de S. Julião, e levam-nos a fantasiar entre a realidade e a ficção.
Dizem que são cerca de 1500 metros de passagem subterrânea que liga o cume do monte de S. Julião até ao rio Homem e que o túnel foi construído pelos mouros, que o utilizavam para levar os seus cavalos, durante a noite, a beber ao rio Homem, para não serem vistos pelos seus inimigos.

A entrada era feita através da Cova da Moura. Entrada que ficava escondida pelos grandes penedos das Furnas, bem no cimo do monte, onde está construída a capelinha de S. Julião. As mouras encantadas compactuavam com os mouros e nas noites de luar era vê-las a estender no chão as meadas de ouro pelo monte fora, até ao nascer do Sol.

Esta é uma das lendas que a tradição oral ainda preserva na freguesia de Ponte S. Vicente e que enriquece a sua identidade e o seu património cultural. E não há habitante na freguesia que não a conheça e não se orgulhe dela.

Comentários

topo