Região

Obras de requalificação paisagística de Lamas de Mouro estão concluídas

(C) Município de Melgaço
Partilhe esta notícia!

O projeto em questão previu a integração paisagística para os contentores de RSU – Resíduos Sólidos Urbanos e ecopontos, a pavimentação das áreas que ocupavam os referidos equipamentos (de forma a minimizar o impacto paisagístico que têm na porta do PNPG) e ainda a delimitação de espaços de forma a conter e controlar os estacionamentos indevidos.
Por se tratar de uma área com elevado valor paisagístico, onde o turismo de natureza é muito significativo, foi crucial atenuar a expressão que estes equipamentos têm nos locais onde estão instalados.

Fotos: Município de Melgaço

O projeto desenvolveu-se tendo como princípio a preservação e valorização dos valores naturais tendo em conta a importância que a visitação e a procura pelo turismo de natureza constituem mais valias para a dinamização económica e social do local. Assim, foram implementadas soluções de desenho e de materiais, otimizados ao nível funcional, ecológico, económico e estético, utilizando-se troncos de madeira de pinho tratados em autoclave e colocados em diferentes alturas em torno dos contentores de RSU e ecopontos, de acordo com o pormenor desenhado.

Relativamente à contenção de trânsito foi proposto a colocação de troncos com espaçamento de 1,50m e elevados 0,60m do solo, permitindo assim organizar o trânsito automóvel e impedir o estacionamento invasivo na paisagem. Este balizamento possibilitou a proteção dos espaços verdes, permitindo a regeneração e o crescimento das espécies vegetais, impossibilitado devido à compactação causada pelo tráfego. Sendo este local muito procurado como área de estadia e lazer, a colocação destas estruturas permitirá que os utilizadores percecionem melhor o espaço e o possam usufruir respeitando os espaços de natureza.

O investimento foi de 31.385,54€ (com iva)

Comentários

topo