Saúde

Fumar pode propagar Covid-19 até oito metros de distância

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O fumo do tabaco pode transportar partículas de SARS-CoV-2 até oito metros de distância, de acordo com a Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Toráxica (SEPAR), que por ocasião da revisão da lei antitabaco do país, pede que a proibição de fumar em espaços fechados se estenda às esplanadas. “O fumo do tabaco convencional e o fumo dos dispositivos eletrónicos é um excelente veículo para a transmissão do vírus entre as pessoas”, alertam os pnemologistas espanhóis, em declarações citadas pelo La Vanguardia, e pelos demais órgãos de comunicação social do país vizinho.

“A propagação do SARS-CoV-2 faz-se por aerossóis quando respiramos e é maior quando fumamos ou vaporizamos. Em espaços de fumadores, coronavírus com um diâmetro de 0,1 milionésimo de metro podem ligar-se a partículas maiores de fumo, com esses aerossóis carregados de partículas virais a poder atingir distâncias de oito metros”.

Além disso, de acordo com a Sociedade Espanhola de Pneumologia, “a presença de histórico de tabagismo aumenta em 79% mais as hipóteses de o infetado precisar de cuidados intensivos ou morrer e, em 96% dos casos, de desenvolver Covid-19 grave.”

Comentários

topo