País

Em Fátima, Deus já aceita donativos e esmolas por Multibanco

(c) Reddit
Partilhe esta notícia!

O Santuário de Fátima instituiu os terminais de donativos por cartão de crédito, uma medida experimental que visa “servir melhor os peregrinos”.

Uma fotografia tirada no Santuário de Fátima tem chamado a atenção dos usuários do fórum Reddit: ao lado de uma caixa de donativos comum, surge outra, também de ofertas, mas com um terminal de multibanco que permite definir o valor do donativo a realizar, e aceita até pagamentos com a tecnologia contactless.

A revista Sábado afirma que o Santuário revelou que foi “contactado por uma empresa com experiência neste tipo de serviço” e decidiu “implementar de forma experimental este sistema de terminal de multibanco onde o peregrino pode escolher o valor exato do donativo que quer fazer” – à semelhança, vinca, do que “já se faz em muitos lugares da Igreja em todo o mundo”.

Instalados desde janeiro deste ano, Fátima afirma ainda que os terminais permanecerão no Santuário provisoriamente “até ao fim do primeiro semestre” de 2022, “altura em que o Santuário avaliará se esta é uma solução técnica que serve o interesse dos peregrinos de Fátima”.

O objetivo da medida era o de “servir melhor os peregrinos que, por variados motivos, desde logo o da segurança, preferem fazer o donativo por transferência” – uma modalidade de oferta que, aponta a diocese, “já é possível no site do Santuário desde 2020”. Ainda assim, sublinha, “a decisão de prosseguir com este sistema não está tomada”.

“Cada peregrino pode indicar o fim a que se destina o seu donativo”.

Questionado pela mesma fonte sobre se a medida se adequa aos princípios de humildade da doutrina cristã, a Igreja diz que “a questão não é doutrinal”, mas apenas uma medida prática para quem “simbolicamente queira deixar o seu donativo no Santuário”.

Comentários

topo