Região

Beatriz Coelho foi eleita Melhor Jovem Chef do Minho

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Está concluída a 4ª Edição do MYCA – Minho Young Chef Awards, que decorreu entre os dias 8 e 10 de fevereiro, no Multiusos de Guimarães. Beatriz Coelho, aluna da ETAP Escola Profissional, foi eleita Melhor Jovem Chef do Minho e vai representar a região ao EYCA – European Young Chef Awards, que terá lugar na Noruega.

Foram a concurso 23 alunos, de 10 escolas, das três Comunidades Intermunicipais que compõe o Consórcio Minho Inovação, alcançando um recorde de participação. Nos primeiros dois dias, a CIM do Cávado e a CIM do Alto Minho estiveram em prova, sendo que as semifinais ficaram completas na manhã do dia 09, com a semifinal da CIM do Ave. Daqui, foram escolhidos os três finalistas de cada categoria, todos eles anunciados pelo Presidente do Júri, o Chef António Loureiro. Pela primeira vez, e porque o nível da competição está cada vez mais alto, o júri deliberou que, na prova de Sala & Bar, iriam levar quatro participantes à grande final, uma vez que numa das semifinais os resultados das participantes foram iguais, não havendo argumentos para eliminarem uma das concorrentes.

Na grande final, onde, após um dia intenso de provas, foram eleitos os Jovens Chefs das categorias de Cozinha, Pastelaria e Sala & Bar. Os vencedores foram anunciados pelos Primeiros Secretários das Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, respetivamente, sendo que a Melhor Jovem Chef do Minho foi anunciada pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto. Numa intervenção surpresa, a Eurodeputada
Isabel Estrada Carvalhais não deixou de dar os parabéns a todos os participantes e ofereceu uma viagem ao Parlamento Europeu aos três vencedores.

Na categoria de Sala & Bar, Joana Pereira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, foi a grande vencedora, sendo ainda distinguida com os prémios de Melhor Serviço de Cerveja Artesanal e Melhor Serviço de Cafetaria. Tomás Marques, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, venceu na categoria de Cozinha, com umas “Santas Sardinhas”, uma alusão ao S. Pedro, S. João e Sto. António. Na categoria de Pastelaria, Beatriz Coelho destacou-se com umas “meias luas do século XXI”, numa desconstrução inspirada nas meias luas de Viana.
Adelina Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, enalteceu a qualidade dos jovens que se apresentaram a concurso, lembrando que estes são o futuro e que a escola é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Lembrou ainda que, o trabalho que o Consórcio Minho In tem desenvolvido, através da união das Comunidades Intermunicipais do Ave, Alto Minho e Cávado, é fundamental para a promoção do território. Os prémios dos vencedores foram criados e produzidos pela Mariana Loureiro, aluna do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Comentários

topo