Mundo

Ucrânia. Zelensky convida cidadãos estrangeiros a lutarem ao lado de ucranianos

Volodymyr Zelensky © Twitter
Partilhe esta notícia!

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou hoje aos cidadãos de países estrangeiros amigos da Ucrânia para se juntarem à luta contra a agressão russa, integrando uma espécie de nova Legião Estrangeira.

Através de uma mensagem de vídeo, Zelensky assinala que todos aqueles que queiram juntar-se “à defesa da segurança na Europa e no mundo” podem ir para a Ucrânia e lutar “lado a lado com os ucranianos contra os invasores do século XXI”.

A agência noticiosa Efe adianta que, segundo as normas o serviço militar nas Forças Armadas, os cidadãos estrangeiros podem aderir voluntariamente a unidades como as forças de defesa territorial.

A mensagem do Presidente ucraniano refere que os cidadãos estrangeiros que se desejem voluntariar-se podem entrar em contacto com o conselheiro de Defesa das embaixadas da Ucrânia nos vários países.

A Rússia invadiu a Ucrânia na quinta-feira, através da Bielorrússia ao norte, da Crimeia, território ucraniano que anexou em 2014, ao sul, e do território russo a nordeste e a leste.

As autoridades ucranianas contabilizaram já a morte de pelo menos 198 pessoas, incluindo civis, desde o início da invasão russa.

O ataque russo tem sido amplamente condenado em todo o mundo e vários países, com destaque para os ocidentais, aprovaram sanções económicas para punir o regime de Moscovo.

Comentários

topo