Mundo

“Russian Arm” muda oficialmente de nome para “U-Crane”

"Russian Arm" muda oficialmente de nome para "U-Crane" R© Filmotechnic
Partilhe esta notícia!

Historicamente, o sistema de guindaste em cima de um carro era chamado de Russian Arm. No entanto, a Filmotechnic que, lhe deu o nome, na verdade é ucraniano, com sede em Kiev.

No cenário global de guerra, onde tropas russas invadiram território ucraniano desde há uma semana, a Filmotechnic anunciou na sua conta de Instagram que decidiu mudar oficialmente o nome do sistema de guindaste. Deixará de se chamar Russian Arm e passar-se-á a chamar de U-Crane (fazendo um género de homofonia, com o nome do país em inglês, Ukraine).

Segundo publicação da Filmotechnic, esta é uma forma de “homenagem ao seu país de origem e sua heroica luta contra a agressão russa” e deixa um aviso: “o sistema de guindaste estabilizado por giroscópio foi desenhado e construído na Ucrânia, e assim continuará a ser por muitos anos!”

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades.

As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças, e, segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 100 mil deslocados e pelo menos 836 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, justificou a “operação militar especial” na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

Comentários

topo