Vila Verde

IPCA desafia EPATV de Vila Verde em concurso: ‘Leguminosas no Prato’

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Implementar mais leguminosas nos pratos da restauração portuguesa é a ideia do Professor Filipe Pereira, do IPCA (Instituto Politécnico do Alto Ave) que lançou, ontem, o Concurso “Leguminosas no Prato” aos alunos de 3º ano do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria.

Esta iniciativa, que se estende também às escolas Profissional de Esposende e Profissional Infante D. Henrique, convida os alunos a criarem pratos onde as leguminosas têm o papel principal.

Na EPATV, a mesa de júri contemplava Filipe Pereira, docente do IPCA, Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica da EPATV, e Paula Costa, docente da EPATV.

Filipe Pereira revelou que «não contava com estas ideias tão surpreendentes, esperava algo mais concetual e tradicional. Estas receitas serão depois reproduzidas num gabinete especializado e sensorial, para colocar ao dispor de consumidores reais.» O objetivo é aplicar esta dinâmica – utilização e avaliação nutritiva e financeira do uso das leguminosas – em restaurantes buffet/self service.

A avaliação, ao aspeto e ao sabor, deu a vitória aos Raviolis de lentilhas e ao Creme de abóbora com tremoços, levando estes alunos à final, que acontece no pólo de Esposende do IPCA, em abril.

Comentários

topo