Mundo

Putin com símbolo nazi colocado à porta do Consulado da Rússia no Porto

Putin com símbolo nazi colocado à porta do Consulado da Rússia no Porto © PMM / Semanário V
Partilhe esta notícia!

Um cartaz de manifestação contra a invasão russa na Ucrânia, foi colocado mesmo à porta do Consulado da Rússia no Porto, na Avenida da Boavista.

O cartaz, com a fotografia do líder russo Vladimir Putin com uma suástica desenhada na cabeça, esteve, até segunda-feira, em frente ao consulado russo, localizado em frente ao conhecido Bingo da Boavista. Entretanto, conforme comprovado no local pelo Semanário V, já foi retirado.

A suástica é um símbolo místico que foi adotada como logotipo do Partido Nazista de Adolf Hitler. Como tal, passou a ser associada ao fascismo, ao racismo, à supremacia branca, à Segunda Guerra Mundial e ao Holocausto na maior parte do Ocidente.

Ofensiva militar russa começou a 24 de fevereiro

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades. As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças, e, segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de um milhão de refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia, entre outros países.

O Presidente russo,  justificou a “operação militar especial” na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

Comentários

topo