Braga

Agrupamento de Escolas Sá de Miranda organiza vigília pela paz na Ucrânia

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O Agrupamento de Escolas Sá de Miranda organizou no dia 04 de março, ao final da tarde, uma vigília pela paz na Ucrânia, que decorreu na escadaria da Escola Sá de Miranda. A iniciativa partiu de duas turmas, 11.º 09 e 12.º 03, e do clube de voluntariado desta escola.

Unidos em prol da paz, os alunos criaram uma grande onda solidária na escola, envolvendo outros alunos, assistentes operacionais, professores e encarregados de educação. Os alunos construíram para esta iniciativa cartazes, rosetas e flores de papel, com cores alusivas à bandeira Ucraniana e fizeram-se acompanhar de velas e peças de roupa com a bandeira da Ucrânia.

Uma turma de um Jardim de Infância do Agrupamento também participou nesta iniciativa, com a criação de uma série de cartazes com várias mensagens emocionantes das crianças sobre a guerra, que foram colocadas nas grades da escola.

Todos os intervenientes na vigília evocaram os povos que estão a sofrer, em particular o povo ucraniano que está ser obrigado a deixar as suas casas e a sua terra para fugirem da guerra. Apelou-se ao fim da guerra, à paz na Ucrânia, na Europa e no mundo e à solidariedade de todos.
Esta vigília pela paz contou com a presença da senhora Vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, o senhor Presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente, Daniel Pinto, o senhor Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro, que juntamente com a senhora Diretora do Agrupamento, Antonieta Silva se congratularam por terem sido os jovens do Agrupamento a liderarem esta vigília, organizando todos os momentos ao pormenor, mostrando um grande espírito de cidadania ativa. A Diretora referiu ainda que a escola está recetiva, como sempre, ao acolhimento de alunos oriundos da Ucrânia.

Para além dos discursos proferidos, foi ouvido o hino da Ucrânia, foram recitados poemas de Sophia de M. Breyner Andresen e escutou-se a canção “Imagine” de John Lennon, momento este que foi considerado o ponto alto de toda a vigília. Para finalizar, uma assistente operacional, Célia Monteiro, cantou o “Avé Maria”, de Schubert.
As Escolas do Agrupamento Sá de Miranda, estão, ainda, a fazer a recolha de produtos farmacêuticos, bem como de bens alimentares e artigos de agasalho, que serão entregues a instituições de apoio à Ucrânia.
Os alunos organizadores terminaram a iniciativa apelando à participação na recolha dos bens e com grande esperança na resolução deste conflito, que põe em causa os direitos humanos.

Comentários

topo