Mundo

Zelensky pede ao Ocidente decisão rápida sobre envio de caças MiG-29

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu hoje ao Ocidente para que “decida o mais rápido possível” sobre o envio dos aviões MiG-29, proposto pela Polónia para ajudar o país a combater a invasão russa.

“Decidam o mais rápido possível, enviem-nos os aviões”, pediu Zelensky, numa mensagem difundida pela rede social Telegram.

“Resolvam imediatamente” a proposta da Polónia, acrescentou o chefe de Estado ucraniano.

A Polónia propôs, na terça-feira, a cedência dos aviões de combate MiG-29 aos Estados Unidos, para que depois sejam enviados para a Ucrânia como parte das medidas de apoio militar a Kiev.

A Polónia, a Bulgária e a Eslováquia são os três únicos países da NATO que têm aviões MiG (fabrico russo).

Os Estados Unidos recusaram a proposta.

A vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, desloca-se hoje à Polónia para discutir questões relacionadas com a “assistência militar” à Ucrânia.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Comentários

topo