País

Combustíveis. Governo quer baixar IVA para 13%. Autovoucher até abril

Partilhe esta notícia!

O programa Autovoucher será alargado até ao final do mês de abril. A notícia está a ser avançada pelo Correio da Manhã (acesso pago).

Adianta ainda o mesmo jornal que o Governo português irá pedir à Comissão Europeia autorização para que seja possível a descida do IVA nos combustíveis para a taxa intermédia de 13% (atualmente nos 23%). Esta medida, de caráter temporário, para ser aplicada durante o ano de 2022.

Gasóleo deverá sofrer ‘aumento brutal’ de 25 cêntimos já na próxima segunda-feira

O preço da gasolina e do gasóleo deverá sofrer um aumento maior do que inicialmente previsto ontem, conforme noticiou o Semanário V.

Em cálculos mais recentes, fonte do setor disse à SIC que o preço da gasolina e do gasóleo deverá sofrer aumentos maiores do que os previstos. Assim, a mesma fonte, aponta para que o preço do gasóleo deverá subir 25 cêntimos por litro e o da gasolina 15 cêntimos por litro, já a partir da próxima segunda-feira (14).

Na passada segunda-feira (7) Portugal registou o maior aumento de sempre no espaço de uma semana no preço dos combustíveis.

REDUÇÃO DO ISP EM TODOS OS AUMENTOS DA RECEITA FISCAL EM SEDE DE IVA

O primeiro-ministro anunciou ontem que o Governo vai baixar em ISP (Imposto Sobre Produtos Petrolíferos) o acréscimo de receita fiscal que obtiver através do IVA aplicado aos combustíveis, medida que entra em vigor na próxima sexta-feira.

Esta medida para travar o aumento do custo dos combustíveis junto dos consumidores foi anunciada por António Costa no final de uma reunião extraordinária da Concertação Social por causa das consequências da guerra na Ucrânia, em que o Governo também se fez representar pelos ministros da Economia, Pedro Siza Vieira, das Finanças, João Leão, do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

“A partir da próxima sexta-feira, vamos passar a devolver em redução do ISP todos os potenciais aumentos da receita fiscal em sede de IVA”, declarou o líder do executivo no final de três horas de reunião.

GOVERNO SOBE AUTOVOUCHER PARA 20€

O Governo anunciou na sexta-feira (4) uma subida do desconto no Autovoucher para 20 euros, de modo a mitigar o impacto do aumento dos preços dos combustíveis.

O anúncio foi feito numa conferência de imprensa conjunta dos ministros de Estado e das Finanças, João Leão, e do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, para anunciar medidas de mitigação do aumento dos preços dos combustíveis.

João Leão salientou que o aumento do desconto do Autovoucher em março era uma medida “extraordinária”.

Autovoucherfoi uma das medidas tomadas pelo Governo no final do ano passado, a par de outras, com o objetivo de mitigar o impacto da subida dos combustíveis, havendo então a expectativa de que esta tendência de subida seria temporária – o que não se tem verificado.

Justificada pelo conflito de guerra no leste europeu, entre a Rússia e Ucrânia, a escalada nos preços dos combustíveis parecem não dar tréguas às carteiras dos portugueses (e não só).

 

Comentários

topo