Braga

Igreja de S. Victor, em Braga, acolhe a dia 19 de março concerto de música sacra

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

No âmbito da Procissão da Burrinha, a Igreja de S. Victor acolhe no próximo sábado, dia 19 de março, às 21h30, um concerto de música sacra, associado às iniciativas culturais da Semana Santa de Braga.

O Concerto será interpretado pelo grupo “Mistura Vocal”, oriundo de Vigo (Galiza), que tem, no seu repertório, um programa de música sacra, marcado por Julio Dominguez, Mendelssohn Bartholdy, Trond Kverno, Tadeja Vulc, entre
outros.

O coro “Mistura Vocal” fez a sua apresentação oficial em Tui, no Natal de 2014, sendo formado por cantores de toda a zona sul da província de Pontevedra e, apesar da sua recente formação, já arrecadou três Primeiros Prémios, vencendo, também, o prémio do público, em três concursos nacionais de Canto Coral: Burgos, Avilés e San Vicente de la Barquera. Pelo segundo ano consecutivo, é um dos cinco coros selecionados para participar no Grande Prémio Nacional de Canto Coral, que é o mais importante e prestigioso concurso de toda a Espanha e no qual participam os vencedores dos concursos que pertencem ao circuito do Grande Premio. O projeto musical “Mistura Vocal” é dirigido, desde a sua fundação por Aloia Martínez Molina.

Com esta iniciativa, de entrada livre, pretende-se estimular a promoção cultural da Procissão da Burrinha, marcando o panorama musical da época da Quaresma. Mas a Paróquia de S. Victor e a Junta de Freguesia local aproveitam a data para assinalar o Dia do Pai e a consagração da Igreja. São José é o segundo orago da Igreja de São Victor, tendo em conta que este templo foi consagrado a 19 de março de 1698, completando, no próximo Dia do
Pai, 324 anos com a atual configuração.

Para a Paróquia e Junta de Freguesia de S. Victor esta é, também, uma forma de valorizar este património cultural, que está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1977.

Comentários

topo