Braga

Braga vai ter nova residência universitária privada

(C) Município de Braga
Partilhe esta notícia!

O Executivo Municipal irá analisar, na próxima segunda-feira, dia 21 de março, um pedido de informação prévia (PIP) sobre a viabilidade da construção de uma residência privada para estudantes universitários na Travessa Dr. Francisco Machado Owen, o que implica a demolição integral de uma edificação actualmente existente no local que está há vários anos votada ao abandono.

A concretização deste projecto, que contempla 170 unidades de alojamento, permite resolver um problema urbanístico que se arrasta há muitos anos e, ao mesmo tempo, servir os estudantes, aumentando a oferta disponível ao nível da habitação e mitigando uma carência identificada na Cidade.

Na mesma reunião, será ainda apreciada uma alteração do contrato de empreitada da requalificação integral do Bairro Social de Santa Tecla. Considerando que a realidade actual, caracterizada pelo aumento das assimetrias sociais, gerou uma maior procura das habitações sociais e mais pedidos direccionados à BragaHabit, o Município e a empresa municipal de habitação entenderam reavaliar a decisão de demolir um edifício do Bairro que iria permitir a transformação desse espaço numa praça.

Nesse sentido, a manutenção do edifício e reabilitação dos seus apartamentos vai permitir salvaguardar 30 fogos que darão resposta à lista de espera da BragaHabit. Esta é uma alteração motivada pelo interesse público e que não compromete a natureza global da requalificação deste Bairro.

Também o relatório final sobre o concurso público da Rua de São Martinho de Tibães será analisado nesta Reunião do Executivo. A obra terá um preço base de 916 mil euros (acresce IVA), com prazo máximo de execução de 150 dias. Esta requalificação vem dar seguimento a um investimento contínuo do Município na requalificação das estruturas rodoviárias em todo o Concelho.

Comentários

topo