Braga

Braga vai dar dinheiro para incentivar uso da bicicleta na cidade

Partilhe esta notícia!

Quem residir ou trabalhar em Braga vai poder ganhar até 28 euros por mês por circular de bicicleta, um incentivo que visa a promoção de meios de transporte mais amigos do ambiente, em detrimento do automóvel, foi hoje anunciado.

Em causa está o projeto europeu “Bicification – O Futuro em Duas Rodas”, que vai premiar 500 utilizadores de bicicleta pelas distâncias percorridas na cidade de Braga, permitindo-lhes acumular dinheiro para gastar no comércio local.

“Quanto mais pedala, mais acumula” é a mensagem do projeto, sendo que cada utilizador pode ganhar até ao máximo de 28 euros por mês.

Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, este projeto pretende contribuir para a promoção de uma cultura de mobilidade na cidade, “garantindo uma coexistência de meios de transporte de diferentes tipos e para diferentes públicos.

“Este é mais um incentivo tendo em vista a promoção de meios de transporte mais amigos do ambiente, em detrimento do automóvel”, disse.

Este projeto-piloto visa incentivar o uso da mobilidade suave e estudar o comportamento dos cidadãos para auxiliar os decisores políticos na implementação de medidas.

Através de um sistema GPS e da aplicação associada, será possível monitorizar as deslocações em bicicleta efetuadas, que darão origem aos incentivos financeiros.

Esta monitorização é efetuada numa plataforma de dados centralizada.

Para integrar o projeto, basta residir ou trabalhar em Braga, ter mais de 15 anos de idade e ser proprietário de uma bicicleta e de um smartphone.

As inscrições devem ser efetuadas até 31 de maio aqui.

Trata-se do projeto europeu “Bicification”, uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), órgão da União Europeia.

Além da cidade de Braga, ao projeto aderiram também Istambul, na Turquia, e Talín, na Estónia.

Comentários

topo