Braga

Hospital de Braga distinguido na 2ª Edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde”

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O projeto “HB Presente”, apresentado pelo Hospital de Braga no âmbito da 2ª Edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde”, dinamizada pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), foi distinguido como um dos três projetos de hospitais do SNS que terão acesso a um programa de consultoria especializado e acompanhamento para a implementação do mesmo.

A génese do projeto consiste em analisar o absentismo, utilizando uma abordagem positiva e de envolvimento dos profissionais, através da implementação de instrumentos de feedback junto das equipas, no sentido da manutenção de um ambiente de trabalho positivo e motivador, que terá impacto na diminuição das ausências dos colaboradores.

Para o Presidente do Conselho de Administração, João Oliveira, “com este projeto pretende-se desenvolver ferramentas que aumentem a capacitação dos profissionais e respetivas chefias na gestão dos motivos geradores de absentismo, adotando-se medidas adequadas e ajustadas a um maior índice de compromisso laboral e desse modo fortalecer o nosso capital humano. “

Refere, ainda, “ o absentismo é uma realidade complexa que pode ter múltiplos fatores e não existe uma solução universal que o possa prevenir ou combater, por isso a implementação de uma estratégia que olhe mais de fundo este problema é fundamental. Temos como objetivo trabalhar na melhoria contínua deste processo interno e isso implica tempo, dedicação, comunicação e proximidade. “

O programa de apoio lançado pela APAH permitirá acelerar a implementação deste Projeto de Mudança do Capital Humano com apresentação de resultados a decorrer em outubro deste ano.

Comentários

topo