Sasha, o menino ucraniano de quatro anos que tinha desaparecido nos arredores de Kiev no dia 10 de março, foi encontrado morto esta quarta-feira.
No início da invasão russa à Ucrânia, Sashenka Zdanovych (Sasha, como era tratado) estava com a avó de 60 anos, Zoya, perto de Vyshhorod, no norte de Kiev, conta o The Times. Embora a localidade não tenha sido ocupada pelas tropas russas, era uma zona próxima dos subúrbios de Bucha e Irpin, duas das localidades onde os bombardeamentos e o conflito entre tropas russas e ucranianas decorreram de forma mais intensa.
Sem comida ou eletricidade e rodeados de soldados russos, a avó e o neto tentaram de barco acabou que por naufragar, não sendo ainda conhecida a causa do acidente.
O corpo da avó de Sasha foi encontrado no mês passado, mas o paradeiro do rapaz de quatro anos permanecia desconhecido até esta quarta-feira. Antes de o cadáver do rapaz ser encontrado, vários foram os relatos, não confirmados, de que o rapaz estivesse na Roménia com refugiados ucranianos.
O parlamento ucraniano lamentou esta quarta-feira a morte de Sasha, através de um comunicado partilhado na rede social Twitter, embora refira que o menor tinha seis anos. Segundo o parlamento, terá morrido vítima de um disparo.
A six-year-old boy, Sasha, who the whole of #Ukraine was looking for, had been shot dead by the occupiers.
The parents have been looking for the little boy since March 10.
1/3 pic.twitter.com/hVYpENPy6L— Verkhovna Rada of Ukraine – Ukrainian Parliament (@ua_parliament) April 5, 2022
Descansa em paz pequeno anjo. As nossas mais profundas condolências para a família. Nunca esqueceremos. Nunca perdoaremos”, é possível ler no comunicado.
Comentários
