Vila Verde

Vila Verde. Vilarinho voltou a viver os ‘Santos Passos do Senhor’

(C) Paulo Renato
Partilhe esta notícia!

Nos dias 9 e 10 de abril realizou-se, em Vilarinho, Vila Verde, a Solenidade dos Santos Passos do Senhor, alusiva ao tema “Glória à Ucrânia,” para, de uma maneira simbólica lembrar e pedir ao Senhor dos Passos que dê paz àquele povo que sofre inocente, sujeito a um calvário imerecido, sofrendo, morrendo por causa de uma ambição descontrolada de um homem que despreza, sem “dó nem piedade”, a vida humana.

As cerimónias principiramam às 21h00 do dia 9 de abril, na Capela do Calvário com recitação do terço. Neste mesmo dia, pelas 21h45, decorreeu uma dramatização que retrata a despedida entre o Senhor dos Passos e Nossa Senhora, no momento em que Ele ia ser entregue a Pilatos.

No domingo, pelas 11h00, decorreu, na Capela do Senhor da Cana Verde, a Bênção de Ramos, seguindo-se uma procissão até à Igreja Paroquial, onde se realizará a Eucaristia Dominical transmitida pela Rádio Voz do Neiva e pela Internet.

O Sermão do Pretório, agendado para as 16h30 de domingo, marcou o início da Procissão dos Passos. Previamente, houve uma pequena cerimónia alusiva ao povo Ucraniano em que a Banda de Música de Aboim da Nóbrega entoará o Hino da Ucrânia. Três jovens abriram o caminho da Procissão em direção ao Calvário com slogans alusivos ao tema escolhido.

Seguidamente, os fiéis assistiram ao Sermão do Encontro com vários momentos de encenação, realçando-se a Verónica que, depois de limpar o Rosto de Jesus, Lhe dirige palavras de compaixão e de conforto.

As cerimónias findaram com o Sermão da morte e enterro do Senhor, na Capela do Calvário, tendo como cenário as figuras da Paixão que integraram a procissão. Durante este sermão, o Centurião Romano não permitia que ninguém se aproxime de Jesus Crucificado, nem mesmo a pedido do pregador. No entanto, após alguma insistência, acaba por se render e deixa sepultar o Corpo de Jesus.

O grupo de Jovens de Vilarinho colaborou na transmissão de todas as cerimónias.

Comentários

topo