Braga

Avaliador de sintomas digital “trata da saúde” de graça em Braga

(C) Município de Braga
Partilhe esta notícia!

Os munícipes de Braga podem aceder gratuitamente ao Avaliador de Sintomas Digital P5, que dispõe de uma equipa multidisciplinar que esclarece as dúvidas de saúde e dá uma resposta personalizada em 24 horas, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município refere que aquela resposta é assegurada ao abrigo de um protocolo, hoje assinado, entre a Câmara de Braga e o Centro de Medicina P5.

“Ao utilizar o avaliador de sintomas P5, através da aplicação móvel, [o paciente] terá à disposição uma equipa multidisciplinar (médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas) pronta a avaliar os seus sintomas, a esclarecer as suas dúvidas de saúde e a dar-lhe uma resposta personalizada ou a encaminhá-lo de forma mais adequada, com garantia de resposta num prazo de 24 horas úteis”, sublinha o comunicado.

Acrescenta que se trata de um sistema “que utiliza a inteligência artificial e a combina com conhecimento médico e científico para acompanhar os pacientes, facilitando a avaliação e o diagnóstico por parte dos profissionais de saúde”.

“O serviço funciona como um complemento aos centros de saúde, hospitais ou às linhas telefónicas como a Saúde 24, trabalhando nas áreas da prevenção, avaliação de sintomas dos utentes, monitorização e acompanhamento das doenças crónicas”, lê-se ainda no comunicado.

A parceria é válida por um ano, implica um apoio de 100 mil euros por parte do município e permite, designadamente, a prescrição à distância de exames ou medicamentos.

Os bracarenses podem aceder ao avaliador de sintomas digital P5 através do download da aplicação no Google Play ou Apple Store.

Comentários

topo