Viana do Castelo

João Teixeira ex-aluno do IPVC de Viana conquista prémio internacional de design

Partilhe esta notícia!

Depois do seu projeto ” Shelter” ter sido destacado a nível internacional nos finais de 2020, João Teixeira, ex-aluno da Escola de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, conquista agora o iF Design Award 2022. Com a secretária “Piano”, o alumnus da Licenciatura em Design do Produto da ESTG-IPVC foi premiado com um dos mais importantes e prestigiados selos de qualidade no mundo do design. “Este prémio vem trazer projeção e validação ao projeto”, garante João Teixeira, confessando que a “forma única de abordagem dos projetos e dos conceitos durante a licenciatura e o mestrado têm feito toda a diferença” na sua carreira profissional.

Durante o desenvolvimento da secretária “Piano” a ideia principal foi, de acordo com as palavras do ex-aluno da ESTG-IPVC, pensar numa “solução orientada para as novas necessidades do teletrabalho”. Por isso, o foco assentou na “potencialização da produtividade, criatividade e concentração através de um simples (mas sofisticado) stand metálico inspirado na forma como os pianistas apoiam as suas notas musicais, daí o nome”, justifica João Teixeira. Este recurso permite que os utilizadores beneficiem de métodos de trabalho “mais inteligentes e estimulantes de forma natural ao colocarem livros ou outros documentos no apoio metálico tornando-os parte integrante do espaço de trabalho”, garante o designer.
O suporte metálico foi também pensado para facilitar na tarefa de organização de cabos e carregadores. A secretária “Piano” oferece, continua o ex-aluno da ESTG-IPVC, “um design bastante único e caracteriza-se pela sua linguagem leve e jovem”.
Antes da conquista do prémio, que contou com um painel de júri composto por especialistas do design e que avaliam os parâmetros Ideia, Impacto, Diferenciação, Função e Forma, a secretária “Piano” já tinha sido destacada por várias revistas conceituadas no âmbito do design, como são o caso da Designboom e Yanko Design. “Todo o feedback positivo que o projeto foi alcançando permitiu ganhar corpo e chegar ao interesse da indústria produtiva, mais concretamente o FK Grupo, empresa brasileira com sede em São Paulo (Brasil)”, revela João Teixeira, adiantando que a empresa, que é especializada no fabrico de móveis, utilizou todos os seus recursos produtivos para materializar e comercializar a secretária de forma exclusiva.
Em termos profissionais, assume o designer, este prémio “vem trazer projeção ao projeto, mas também validação e garantia de que o projeto cumpre o que é considerado um bom design”. O facto da secretária “Piano” ganhar este selo de qualidade garante que a peça “é uma mais-valia”. Marcas como a Apple ou a LG também concorrem a este prémio, já que “as grandes marcas também procuram este selo de qualidade”, uma vez que é o prémio “que diferencia e ajuda na escolha do cliente”.

João Teixeira destaca “forma única” de trabalhar durante licenciatura e mestrado

Questionado sobre o papel da ESTG-IPVC no seu percurso profissional, João Teixeira foi categórico: “a formação que temos é bastante diversa e o método de aprendizagem e a relação com a indústria são diferenciadores”.
João Teixeira iniciou a sua formação académica na ESTG-IPVC com uma Licenciatura em Design do Produto (2013), seguindo-se um Mestrado em Design Integrado em parceria com a Corticeira Amorim (2016). “O facto de termos aproximação com as empresas e apresentar projetos reais em contextos reais faz toda a diferença”, garante o ex-aluno da ESTG-IPVC, evidenciando “a forma única com que se abordam os projetos e os conceitos”.

Comentários

topo