País

Foto do português Miguel Claro no Alqueva foi ‘foto do dia’ para a NASA

(c) Miguel Claro Astrophotography
Partilhe esta notícia!

Nasceu em 1977 no norte de Portugal e hoje sediado em Alqueva, Alentejo. Miguel Claro é um fotógrafo profissional português, autor e divulgador científico na área da astronomia, promovendo a divulgação científica da astronomia através de palestras públicas, sessões de observação de estrelas, artigos, exposições e workshops de astrofotografia.

Ao longo dos últimos anos tem-se especializado em fotografia astronómica de paisagens ou Skyscapes, um conceito que faz uma ligação entre o Céu Noturno e os elementos da Terra, valorizando o património arquitetónico, cultural e paisagístico, bem como potenciando de forma educativa e científica forma, o Universo, que está cheio de estrelas mas hoje em dia passa despercebido para a maioria das pessoas. É o astrofotógrafo oficial da Dark Sky AlquevaReserve — o primeiro “Starlight Tourism Destination” do mundo, localizado na parte oriental da província do Alentejo centro-sul de Portugal. É Embaixador Fotográfico do ESO do Observatório Europeu do Sul ( Galeria ESO de M.Claro ), Colaborador do Space.com e membro fotógrafo da TWAN – The World at Night – representando Portugal ( galeria TWAN de MClaro ). Foi presidente do júri em várias edições do concurso internacional de fotografia do céu noturno “ Photo Nightscape Award – PNA” realizado anualmente em Paris, França. Foi conferencista em duas edições do TEDx, em Lisboa e Caldas da Rainha, e palestrante no CEDIC´17 “Central European Deepsky Imaging Conference” na Áustria. Colabora regularmente com a National Geographic (Portugal), Astronomy (EUA), Astronomy Now (Reino Unido) e Ciel et Espace (França).

“É com enorme prazer que partilho convosco hoje, o meu 19º APOD. A NASA destaca hoje como Astronomy Picture of the Day, esta foto captada na Reserva DARK SKY Alqueva a partir dos Céus de Mértola. Foi uma enorme surpresa dado que a foto foi captada em 2020, mas uma grande alegria. Obrigado por mais este destaque NASA”, escreve Miguel Claro acompanhado de um ‘click’ fenomenal na zona do Alqueva em Portugal.

 

Foto: (c) Miguel Claro Astrophotography

 

Comentários

topo