Vila Verde

Santa Casa de Vila Verde homenageou as suas educadoras de infância

(c) Santa Casa de Vila Verde
Partilhe esta notícia!

Em Portugal as primeiras instituições especificamente para crianças até aos 6 anos datam de 1834, durante a Monarquia, pertenciam à iniciativa privada mas com preocupações sociais.

Mais tarde em 1911, durante a I Republica duas leis acerca do pré-escolar estabelecem fundamentos no que se refere aos objetivos, programa, qualificações dos professores, etc, mas muito pouco foi feito devido à situação económica caótica do país.

Nas primeiras décadas do Estado Novo foram extintos os jardins-de-infância oficiais e as medidas politicas orientaram-se no sentido de estimular a função educativa da família e no apoio a instituições particulares. O ministério da educação deixou de ser responsável pela educação pré-escolar, enquanto outros ministérios desenvolviam serviços para as crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório sendo o objetivo principal destes serviços a diminuição da mortalidade infantil onde a enfermeira de saúde publica tinha um papel fundamental. Até 1906 a maioria dos centros para as crianças com menos de 6 anos não tinham objetivos educacionais preocupando-se com os cuidados e necessidades mais básicas das crianças.

Em 1971 com Veiga Simão no Ministério da Educação a educação pré-escolar foi reintegrada no sistema educativo oficial fazendo parte de uma remodelação total do sistema educativo português, que foi interrompido devido à Revolução 25 de Abril de 1974.

Após 1974 nota-se um aumento significativo do número de jardins de infância e creches, do número de escolas de formação de educadores de infância, e ainda no número de centros de educação especial.

A partir de 1997, o ME implementa o Programa de Expansão da Rede de Educação Pré-Escolar, com o lema: “Um Bom Começo Vale para toda a Vida”.

Fotos: Santa casa de Vila Verde

Em Vila Verde o Infantário da Misericórdia de Vila Verde e a creche da Santa casa na Vila de Prado albergam e acolhem mais de 400 crianças. Hoje fizeram uma homenagem aos educadores e auxiliares de infância da instituição.

Comentários

topo