Braga

Bairro social das Enguardas em Braga volta a receber novas pinturas murais

(c) Município de Braga
Partilhe esta notícia!

O Bairro Social das Enguardas volta a receber o coletivo artístico “A Casa ao Lado” para dar continuidade ao projeto “MAPA – Movimento Arte Pública Alternativo – Artes Visuais”, que promete trazer aos jovens residentes uma programação semelhante à do ano transato, com diversas oficinas de arte e com novas intervenções de pintura mural.
Criado com o propósito de estimular os adolescentes do bairro para uma consciência mais coletiva, cooperante e produtiva, o projeto contou com ´A Casa ao Lado´ para dinamizar, no ano de 2021, alguns dos workshops teórico-práticos de pintura experimental, ilustração ou técnicas de impressão que auxiliaram na realização das duas primeiras pinturas murais. Desenhadas nas paredes do edifício da sede dos Leões das Enguardas, as imagens tiveram por base algumas fotografias captadas pelos jovens sobre o dia-a-dia e as vivências do Bairro Social.

Este ano o projeto promete enriquecer o Bairro com duas novas pinturas murais, mas também com conversas, exposições, oficinas abertas a famílias e ao público em geral e visitas guiadas aos murais realizados. Para além de oferecer aos mais novos a oportunidade de adquirir competências e saberes artísticos, o projeto também servirá como estímulo aos jovens para valorizar o património cultural, artístico e histórico do Bairro.

A operação ATLAS resulta de uma candidatura ao NORTE-07-4230-FSE-000078 – CULTURA PARA TODOS, sendo cofinanciada no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu.

Comentários

topo