Vila Verde

Agrupamento de Escolas de Prado promove integração de alunos do 4º ano

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

No âmbito do programa TEIP, o dia D – atividades de integração – realizou-se nos dias 28 e 29 de abril, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Prado. Pela manhã, abriram-se os portões da escola sede aos alunos do 4º ano juntamente com as suas professoras.
Primeiramente, deu-se a receção realizada pelo Diretor que lhes explicou o verdadeiro sentido da visita – integrar e incluir os alunos, nos diversos espaços pedagógicos, envolvendo convívio, interação e diversão na companhia dos alunos mais velhos da escola sede, de forma a desfrutarem de momentos relevantes de partilha e cooperação entre eles.

Este ano a vontade foi muita, abriu-se um leque de atividades inovadoras que transformaram o dia dos mais pequenos.
Num sistema rotativo pelos espaços pedagógicos, os grupos de alunos tiveram o ensejo de vivenciar atividades associadas às Artes, onde a experimentação, o desenho e as tintas foram manifestação estética e linguagem expressiva. Igualmente, as experiências laboratoriais realizadas com a coadjuvação dos alunos mais velhos despertaram interesse e atenção dos mais novos, alguns boquiabertos, perante o desfecho das diversas experimentações.
Em relação às atividades desportivas, foram vividas com grande entusiasmo, participação e competição saudável.
Destacaram-se as atividades realizadas na área da Música, onde os alunos manusearam diversos instrumentos musicais e acompanharam a batuta da professora, numa verdadeira sinfonia musical.
A propósito do som, também se registou um concerto pedagógico, antes do lanche da manhã. Ainda houve tempo para se apreciar o espaço da Biblioteca e a suas valências, bem como os jogos matemáticos que surpreenderam com ênfase para o quadrado mágico.
A grande novidade foi o mobiliário com design e ergonomia que permitiram uma pedagogia interativa no momento do manuseamento de robôs com o objetivo de estimular a exploração científica e ainda foi tratado o universo digital na Informática com desafios de programação.
No final, os corredores testemunharam a exaltação de frases entusiásticas dos alunos “gostamos tanto, porque as atividades foram divertidas e diferentes”. Aliás, esta foi a frase mais reiterada sempre que saiam dos diversos espaços, fazendo sempre a avaliação nos tablets e ainda responderam a um questionário online no encerramento das atividades na sala de TIC.
“Mais uma vez, asseveramos a satisfação e o entusiasmo estampados nos rostos dos nossos alunos do 4º ano, uma vez que se materializaram vivências e experiências lúdicas marcantes e inesquecíveis.
Uma palavra final de agradecimento pela colaboração e empenho do órgão de gestão, dos departamentos, coordenadores, professores, alunos e assistentes operacionais envolvidos, que se comprometeram e tornaram este dia ímpar”, escreve o diretor em comunicado enviado ao Semanário V.

Comentários

topo