VFactory

Já ouviu falar na consolidação de créditos? Descubra todas as vantagens

© Extreme Media/gettyimages
Partilhe esta notícia!

De acordo com o Banco de Portugal, em março de 2022, o endividamento dos portugueses subiu 400 milhões de euros, tendo este acréscimo acontecido “sobretudo junto do setor financeiro”.

Grosso modo, isto significa que cada vez mais portugueses estão a recorrer ao crédito de forma a mitigar os efeitos da pandemia e da inflação nos seus orçamentos.

A situação pode complicar-se quando as prestações com o pagamento dos créditos entretanto contraídos começam a ameaçar a saúde financeira das famílias fazendo com a sua taxa de esforço ultrapassa os 50% definidos como o “limite saudável” pelo Banco de Portugal.

Quando isto acontece, o crédito consolidado entra em cena para lhe poupar uns milhares de euros por ano em mensalidades e dar uma nova vida à sua saúde financeira.

Na prática, o crédito consolidado é uma ferramenta financeira que lhe vai permitir todos os créditos contraídos em apenas um, com uma taxa mais baixa que a média de todos os créditos que possui ficando a pagar apenas uma prestação com uma taxa e um prazo fixo perante uma única instituição de crédito.

Como funciona o crédito consolidado?

Para melhor perceber de que forma a consolidação de créditos pode ajudá-lo a poupar com as prestações mensais, observe este exemplo prático:

O Pedro e a Joana têm um rendimento líquido total mensal de 2800 euros e somam encargos financeiros mensais na ordem dos 1700 euros decorrentes de créditos contraídos que no seu total somam já 50 mil euros.

Quando se calcula a taxa de esforço (Encargos financeiros / Rendimento Líquido Total do Agregado) x 100) do casal, obtemos uma percentagem de 60,7%, o que significa que as suas finanças se encontram no “vermelho” e precisam de serem reestruturadas. Como? Com um crédito consolidado.

Plenamente habituados ao mundo digital, este casal decide pesquisar as muitas soluções de crédito consolidado online que o mercado financeiro português oferece.

Depois de uma rápida pesquisa, o Pedro e a Joana decidem-se pela solução de crédito consolidado apresentada pelo UNIBANCO, marca da UNICRE – instituição financeira de crédito.

Através do simulador de crédito consolidado que o UNIBANCO coloca à sua disposição, o nosso casal decide fazer uma simulação calculando o valor de prestação mensal a pagar por 60 mil euros em 84 meses.

Relembramos que a divida do casal ronda os 50 mil euros, mas ao pedirem um crédito de 60 mil euros não só vão poder amortizar o total da dívida contraída com os outros créditos, como também aforrar o restante para qualquer eventualidade que venha a surgir no futuro.

Feitas as contas, obtêm um valor de 10039,62 euros, com uma TAEG de 12,6%, TAN de 10,950% e MTIC de 88.385,02€. Em termos de taxa de esforço, isto significa que, caso adquiram o crédito consolidado UNIBANCO, a percentagem baixará dos 60,7% para 37,1%.

Como vimos, para além do casal ficar com uma única mensalidade a prazos e taxas fixas, o pedido de financiamento extra é uma das inúmeras vantagens de um crédito consolidado deste tipo, mas não as únicas como veremos já de seguida.

Vantagens de contratar um crédito consolidado

Acesso a mais financiamento

O casal Pedro e Joana tinham divididas decorrentes de créditos anteriores no valor de 50 mil euros, mas como vimos acabaram por conseguir diminuir a sua taxa de esforço com um pedido de crédito consolidado que atingiu os 60 mil euros.

Esta é, provavelmente, a principal vantagem deste tipo de crédito, pois permite ao cliente conseguir um financiamento extra para aforrar, utilizar numa situação de maior dificuldade ou, simplesmente, adquirir um bem ou serviço de que necessite.

Conforto e maior controlo

Quando se tem diversos créditos contraídos, é normal que os dias de pagamento das diversas prestações mensais não sejam os mesmos, o que pode dar origem a algum descontrolo das contas.

Como, com o crédito consolidado, passa a pagar apenas a uma entidade num dia fixo do mês, isto vai-lhe proporcionar maior não só um maior conforto, como também uma maior facilidade em controlar os seus gastos.

Taxas de juro atrativas

Por norma, as taxas de juro deste tipo de crédito são mais baixas que as de crédito ao consumo já que implicam prazos de pagamento mais alargados.

Aprovação rápida e simples

Embora seja um produto com relativa complexidade, quando mediado corretamente, pode ver o seu crédito consolidado aprovado em 48 horas.

Comentários

topo