Mundo

Vai viajar dentro da Europa? A partir de hoje já não precisa de usar máscara

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

As máscaras deixam de ser obrigatórias em aeroportos e voos na Europa a partir desta segunda-feira, dia 16 de maio, no âmbito das novas regras aprovadas na semana passada.

A decisão, avançada na altura pela ‘Reuters’, foi tomada pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA), em conjunto com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

“A partir da próxima (esta) semana, as máscaras deixam de ser obrigatórias nas viagens aéreas em todos os casos”, disse na quarta-feira o diretor executivo da EASA, Patrick Ky, em comunicado.

De acordo com a mesma nota, esta nova decisão está “amplamente alinhada com as mudanças nos requisitos das autoridades nacionais em toda a Europa para o transporte público”.

Ainda assim, as regras relativas às máscaras continuarão a variar por companhia aérea para além dessa data, pelo que estas agências europeias assinalam que, em voos de ou para um destino onde o uso de máscaras ainda é necessário nos transportes públicos, deve-se continuar a encorajar o uso de máscaras, de acordo com as recomendações.

A atualização surge numa altura em que as máscaras faciais deixam de ser obrigatórias em muitos Estados-membros da UE e em que algumas companhias aéreas já não o impõem.

Segundo os dados do ECDC, cerca de 325 milhões de pessoas na UE estão totalmente vacinadas contra a covid-19 e perto de 230 milhões receberam uma dose de reforço.

(Com Lusa)

Comentários

topo