Braga

Carina Amarante e Pedro Guimarães vão casar na Braga Romana

(c) Município de Braga
Partilhe esta notícia!

Eu gostaria de casar na Braga Romana, porque “num sono profundo a nubente Carina Amarante, escrevia no seu caderno de cera, a sponsalia e aliança entre as duas famílias. A sua utopia mostrou o manto da virilidade no noivo Pedro Guimarães e na sua entrada triunfal. De mãos direitas unidas, viveram felizes para sempre.” É esta a frase vencedora do concurso “Ubi tu Gaius ego Gaia”, que vai proporcionar ao casal um casamento de sonho, envolto de bons auspícios e valores mágicos durante a Braga Romana – Reviver Bracara Augusta.

Carina Amarante e Pedro Guimarães são o casal vencedor e serão os protagonistas de uma nova história de amor em Bracara Augusta, assumindo em rigor todo o ritual do Casamento Romano, num espetáculo onde intervêm dezenas de figurantes.

O Casamento Romano terá lugar a 29 de maio, pelas 17h00, no Rossio da Sé.

Para além da festa repleta de simbolismo e significado, o casal terá ofertas especiais atribuídos pela BragaNoivos, patrocinador do Casamento Romano. De entre os prémios, destacam-se um serviço de cabelo e make-up para o casal, a cargo do Atelier Paula Lage, a oferta de voucher no valor de 400€ para compra de alianças de casamento, na Ourivesaria Albertina Machado, e a oferta de noite de núpcias, num dos Hotéis Bom Jesus. O casamento será comprovado com certidão do Registo Civil.

“Ubi tu Gaius ego Gaia”, as palavras que eram pronunciadas pela noiva ao noivo, na Roma Antiga, e que culminavam e concretizavam o casamento romano, vão voltar a soar bem alto, em mais uma edição da ‘Braga Romana – Reviver Bracara Augusta’.

“Ubi Tu Gaius Ego Gaia” é a fórmula latina que pode ser traduzida por “Onde Fores Gaius, Serei Gaia” e é o tema do concurso do Casamento Romano.

O Concurso “Casamento Romano – Ubi Tu Gaius Ego Gaia é realizado em parceria com a BragaNoivos e conta com o apoio dos Hotéis Bom Jesus; Atelier Paula Lage; Wendy e Albertina Machado Ourivesaria

O casamento durante em Roma Antiga era, sem dúvida, um dos rituais de maior importância e a cerimónia e festa envolta de bons auspícios e valores mágicos. A “Braga Romana – Reviver Bracara Augusta” pretende, mais uma vez, reviver esta celebração e oferecer ao casal vencedor a possibilidade de ser protagonista de um grande espetáculo de recriação de um casamento romano em todo o seu esplendor. O

O casamento na Roma Antiga era uma das principais instituições da sociedade romana e tinha como principal objetivo gerar filhos legítimos, que herdariam a propriedade e o estatuto dos pais. Entre as classes mais abastadas, servia também para selar alianças de natureza política ou económica.

Vários ritos do casamento romano foram legados ao mundo ocidental contemporâneo, como a existência de um anel de noivado, do véu de noiva, a união das mãos direitas dos nubentes ou ainda o gesto de levar ao colo a noiva para dentro da habitação.

O Casamento Romano será, assim, um dos momentos mais deslumbrantes da Braga Romana. Ao longo de cinco dias, entre 25 e 29 de maio, a cidade recorda o quotidiano ao tempo da urbe fundada por César Augusto há mais de dois mil anos. O evento tem como palco as ruas do centro histórico com a reconstituição das atividades económico-sociais da época, animação de rua constante, cortejos, espetáculos e representações teatrais.

Comentários

topo