Barcelos

Barcelos promove várias atividades na Semana do Ambiente

(C) CM Barcelos
Partilhe esta notícia!

O Município de Barcelos assinala a Semana do Ambiente, promovendo um conjunto de atividades relacionadas com a natureza, entre 28 de maio e 7 de junho. É uma semana dedicada em exclusivo à Natureza, visando essencialmente dar a conhecer, através de uma vertente lúdica, as potencialidades do património ambiental concelhio.
As iniciativas iniciam no dia 28 de maio, a partir das 14h30, com a já tradicional descida do rio Cávado em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos. O percurso tem a distância aproximada de oito quilómetros e estima-se o tempo de descida em três horas.
No dia 1 de junho, às 10h00, decorre no Estádio Cidade de Barcelos o workshop de “Upcycling”, que consiste no reaproveitamento de objetos, com criatividade e respeito ao meio ambiente.
No dia 2, entre as 9h30 e as 16h30, a Avenida da Liberdade receberá, em simultâneo, diversas iniciativas, caso da Mostra de Produtos Biológicos, com o intuito de divulgar os produtores e comerciantes locais e incentivar o consumo destes produtos; enquanto que, das 10h30 às 13h e das 14h30 às 16h00, também decorrem dois workshops: “Introdução à Alimentação Plant-Based” e “A importância dos Polinizadores”.
No dia 3, à 14h30, a Frente Ribeirinha recebe o Desfile Ecológico, que resulta do projeto dirigido às escolas e consiste numa passagem de modelos, cujo objetivo é a elaboração de modelos de vestuário realizados pelos estabelecimentos de ensino, a partir de materiais reciclados. O tema é alusivo à preservação do ambiente.
No dia 5, às 8h30, com partida do Largo do Município, realiza-se o “Plogging – Trilho das lagoas de Enxate”, que consiste numa corrida/caminhada para dar a conhecer o Penedo do Ladrão pelas lagoas de Enxate, num percurso com uma variedade de pontos de interesse de natureza paisagística e natural, percorrendo o território de Vilar do Monte, Feitos e Vila Cova.
No dia 6 de junho, da parte da manhã, decorre uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) – Águas do Norte, em Areias de Vilar. Da parte da tarde, acontece uma visita às instalações do Aterro Sanitário da RESULIMA em Paradela – Barcelos. O objetivo destas visitas é sensibilizar os munícipes para as questões ambientais e a eficiência da utilização da água, dando a conhecer as várias fases de tratamento, desde a sua captação até ao abastecimento em alta; e sensibilizar para a importância da separação dos resíduos, mostrando as operações de gestão dos resíduos domésticos, o aterro sanitário, o ecocentro e a estação de triagem.

A semana termina com “O Planeta Limpo de Filipe Pinto”, no dia 7 de junho, às 14h30, no Theatro Gil Vicente, um espetáculo musical dedicado aos alunos das escolas do concelho com o cantor Filipe Pinto. O objetivo é incutir nos mais jovens, e de forma lúdica, comportamentos mais responsáveis do ponto de vista da proteção ambiental.
Tanto para a descida do rio, como para a caminhada ecológica e para os workshops, a inscrição é gratuita, mas deverá ser efetuada através do e-mail [email protected], indicando nome, contacto telefónico e data de nascimento.
De 1 a 30 de junho, pode ainda visitar a exposição de fotografia “Património Natural de Barcelos”, no Posto de Turismo, e a exibição vídeo “Património Ambiental de Barcelos”, com divulgação online no site do Município de Barcelos.

Comentários

topo