Vila Verde

Escola Secundária de Vila Verde na Grécia em Erasmus+ durante sete dias

(c) Escola Secundária de Vila Verde
Partilhe esta notícia!

No passado dia 7 de maio, dez alunos do Curso de Artes e professoras da Escola Secundária de Vila Verde participaram, durante sete dias, na atividade C2 – Atelier “Modelo e impressão em 3D-harmonização das práticas de ensino”, na cidade de Aigiou na Grécia, do projeto “Da construção com régua e compasso à Impressão 3D, a Matemática ao serviço do Património Cultural”, cumprindo assim a primeira mobilidade do referido Projeto Erasmus+ KA229.

Esta atividade decorreu em conformidade com os objetivos traçados pelas três escolas do Projeto: Escola Grega 1o Geniko Lykeio de AIGIOU, a Escola EPLEFPA de Brioude-Bonnefont e da Escola Secundária de Vila Verde.
Lado a lado, os alunos e professores franceses, gregos e portugueses realizaram a formação pretendida com resultados esperados.

Como é da prática, do Erasmus e dos alunos da ESVV e as suas professoras, o tempo deu para tudo. Formação, descobertas da natureza e da cidade de Aigiou, Delfos e da capital.
Em termos de formação, coube à equipa anfitriã apresentar dia a dia o desenvolvimento teórico e prático da construção do Arco Romano. A apresentação deste tipo de arco foi apresentada por Nikolaos Diamantopoulos, foram realizadas visitas para a apresentação de arquitetura em questão. Durante a formação os alunos projetaram um arco: A matemática por trás da arquitetura: geometria, recriação de um arco usando papel a tesoura a régua e o compasso.
Foram, assim, utilizadas várias ferramentas de trabalho pelos alunos relacionados com o desenho, as novas tecnologias e representaram a simulação das forças existentes para a formação do referido tipo de arco. Por fim, com a aplicação Tinkercad, os alunos puseram à prova a modelagem 3D.
Os alunos tiveram a oportunidade de rever todo o programa de geometria euclidiana para o ensino fundamental e início do ensino médio, em especial no que diz respeito às construções com régua e compasso. A isso foi adicionada uma descoberta cultural da Grécia e sua arquitetura antiga.
Os alunos comunicaram em inglês durante as atividades e visitas associadas.
Por fim, os alunos e professores despediram-se de coração cheio de novas aprendizagens, novas partilhas e amizades.

No final, todos receberam o certificado de formação que poderá um dia ser para estes jovens um documento importante para as suas vidas profissionais.
A Arte, a Matemática, a impressão tridimensional, o entusiasmo, o sentido de grupo e do conhecimento serão as bandeiras deste projeto do qual a Escola Secundária de Vila Verde é parceira. Deixar que a escola e o conhecimento seja um prazer de cada aluno. Até novembro muito será o trabalho a desenvolver mas sempre com entusiasmo e crédito pela nossa parte para receber os nossos parceiros.

Comentários

topo