Vila Verde

Festival da ‘Febra’, after-party e bênção dos animais voltam a animar Vila Verde

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

As festas de Santo António regressam ao concelho de Vila Verde, distrito de Braga, entre 09 e 13 de junho, após dois anos de interregno devido à covid-19, com o cantor Fernando Daniel como cabeça de cartaz.

A apresentação do programa das festividades em honra de Santo António decorreu hoje no edifício dos Paços do Concelho, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes (PSD).

Para a autarca, o regresso das festas concelhias, após uma pausa de dois anos, devido à pandemia de covid-19, é “uma oportunidade para comprovar como o concelho, a população e as instituições [locais] continuam ativas, dinâmicas e até mais fortes”.

“Apesar da situação pandémica não estar completamente ultrapassada, retomar a atividade normal das manifestações e dos eventos populares serve também para todos percebermos que valeu a pena sermos responsáveis e estarmos unidos para vencer mais este desafio que representa a covid-19”, frisa Júlia Fernandes.

Para a presidente deste município minhoto, as festas de Santo António “são um dos momentos emblemáticos” da região e mostram “uma parte da identidade, das tradições e do modo de vida [locais], tanto a nível do concelho como das freguesias”.

“Este é um evento importante pela mais-valia que representa para o turismo e pelo reforço que traz à atratividade do concelho, assim como pelo impacto na dinamização económica, cultural e social. Pela envolvência de todas as freguesias, movimentos associativos e instituições, percebe-se o impacto das festas de Santo António na dinamização de todo o concelho”, destaca a autarca.

Do programa de animação fazem parte, nomeadamente, a procissão solene em honra de Santo António, as marchas, as rusgas, os concertos musicais, os festivais de folclore, várias exposições, diversos eventos desportivos, o festival da ‘Febra’, assim como a tradicional bênção dos animais, no alto de Santo António Mixões da Serra.

Fernando Daniel é o cabeça de cartaz a nível musical, estando a sua atuação prevista para as 22:00 de 13 de junho (segunda-feira, feriado municipal), na Praça de Santo António, no centro da vila.

“São festas populares, feitas pelo povo e para o povo. O programa destas festas concelhias destaca-se pela sua variedade, pela grande diversidade de eventos. O objetivo é dar espaço às mais diversas opções de diversão e animação. Queremos chegar a todas as gerações. Quando falamos do povo, estamos a falar de todos os estratos sociais e idades da nossa população”, salienta Júlia Fernandes.

A autarca acrescenta que o “sucesso” das festas concelhias se deve ao “envolvimento e dedicação” das instituições e das associações do concelho, “que se dedicam de corpo e alma às atividades, que fazem parte de um programa rico e muito diversificado”.

Com Agência LUSA

Comentários

topo