Braga

CSVH realizou 5ª Tertúlia Social e da Saúde do Vale do Homem e Cávado em Braga

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O CSVH realizou, a sua 5ª Tertúlia Social e da Saúde do Vale do Homem e Cávado, no Altice Fórum Braga.
A sessão de abertura ficou a cargo do Presidente de Direção do CSVH, Jorge Pereira e do João Medeiros em representação da Vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social do Município de Braga.

No primeiro painel foi debatido o tema das demências – prevenção, tratamentos não farmacológicos, investigação cientifica, normalização da doença, melhoria da qualidade de vida destes utentes e capacitação de cuidadores formais e informais. Este painel contou com a presença do Dr. José Carreira, presidente das Obras Sociais de Viseu e do Juan Carlos Rodriguez, presidente da AFAGA – Associação de Familiares de Pessoas com Alzheimer e outras demências da Galiza, moderado pela Andreia Costa, diretora de serviços do felizMENTElar e da Casa da Alegria – resposta vocacionada para doentes com Alzheimer e outras demências. Por fim, não deixou de ser discutido a importância das leis que protegem estas pessoas com demência, o combate ao estigma e a necessidade de implementar efetivamente o Estatuto do Cuidador. Ainda, foram deixadas reflexões para o futuro, como a necessidade da implementação do Plano Nacional e Regional para as Demências.

Entre painéis, o Paulo Amorim, Diretor Comercial da Economia Social e do Setor Público do Banco Montepio apresentou as medidas de estímulo à economia social.

O segundo painel intitulado “Modelos de gestão e novas formas de financiamento” contou com os oradores, Dr. Rafael Amorim, primeiro secretário da CIM Cávado e da Dr. Helena Loureira, diretora do Portugal Inovação Social da região Norte, moderado pela diretora de serviços do Centro Social e Lar das Termas, Zélia Lopes e foram discutidas oportunidades de financiamento para o sector Social, como o Portugal 2030 e o PO Regional do Norte 2030.
Foi realçada a ideia que os problemas sociais são de todos e que cabe às instituições sociais serem os verdadeiros Promotores da Mudança, realçando a importância da Gestão de Recursos Humanos.

O encerramento desta Tertúlia Social pertenceu ao Cónego Roberto Rosmaninho Mariz, presidente da UDIPSS Braga, ao Dr. João Ferreira, diretor do Centro Distrital de Braga, do ISS. I.P e ao Dr. João Luís Nogueira, presidente da Assembleia Geral do CSVH.

Comentários

topo