Guimarães

Guimarães promove campanha para uso sustentável da água

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O Município de Guimarães elaborou um documento que integra um conjunto de boas práticas para a gestão e uso sustentável da água. O documento foi elaborado em articulação com o Laboratório da Paisagem, Vitrus Ambiente e a Vimágua e contempla as medidas pró-ativas e de carácter voluntário que estão em curso em Guimarães.

Considerando o modelo de Governança vigente em Guimarães, que promove a cooperação e o trabalho multidisciplinar entre os diferentes atores (Ecossistema de Governança Guimarães 2030), importa realçar que estas medidas foram concertadas entre os diferentes parceiros com responsabilidades na gestão da água (gestão e utilização) incorporando igualmente uma forte campanha de sensibilização, dirigida ao cidadão, para o uso consciente e racional da água.

A atual campanha de comunicação contará ainda com um outro conjunto de ações de sensibilização, que estão igualmente incluídas no documento, agora divulgado e que poderão ainda ser encontradas pelo concelho. Das boas práticas divulgadas, destaque para o projeto-piloto de reutilização da água do complexo de piscinas municipais, em colaboração com as entidades atrás referidas e a Tempo Livre. Assim, a água proveniente dos tanques das piscinas, é agora reutilizada pelos serviços municipais para a limpeza de arruamentos.

Entre algumas boas práticas que evidenciam o caminho que Guimarães está a percorrer no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, em particular no tema da água, está definido um caminho assente na internalização, por parte das instituições, de um conjunto de boas práticas relativas à gestão responsável da água, na inovação e desenvolvimento, aliando o conhecimento científico à gestão responsável deste recurso, na cooperação para a circularidade da água, na mobilização, educação e sensibilização como forma de partilha e aprendizagem.

Comentários

topo