Vila Verde

Secundária de Vila Verde recebeu a ‘Amnistia Internacional – Portugal’

(C) Escola Secundária de Vila Verde
Partilhe esta notícia!

No dia 31 de maio 2022, a ESVV recebeu uma delegação da Amnistia Internacional – Portugal, Luísa Marques, Ana Farias e Frederico Carreiro, para a realização de um Evento Público Maratona de Cartas, o qual decorreu da angariação do maior número de assinaturas, a nível nacional, para a defesa dos 5 casos apresentados pela Amnistia Internacional, em 2021/22: 1823 assinaturas.

A Equipa da Biblioteca Escolar apraz-se ter contado com a presença institucional da subdiretora da ESVV, Manuela Lino, da Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, da representante dos Encarregados de Educação, Gorete Barbosa, do professor José Oliveira (G400), a quem muito se agradece, uma vez que já não se encontra a lecionar na ESVV, dos alunos Beatriz Matos (11.º F) e João Vilela (3.ºP), destacando ainda a presença dos vários docentes que participaram com as suas turmas, e de outros docentes e assistentes operacionais que se associaram ao evento.

Os participantes tiveram o privilégio de contar com a presença (em linha) e a mensagem de Bernardo Caal Xol, um defensor dos direitos humanos na Guatemala. Professor e pai de duas filhas, Bernardo partilhou com a plateia a sua experiência de ter sido injustamente condenado e preso “pelas suas ações pacíficas contra a construção de duas hidroelétricas no rio Cahabón.”, tendo sido libertado “após ter passado mais de quatro anos atrás das grades”. A sua libertação deveu-se à pressão exercida pela A.I., por milhares de pessoas em todo o mundo, incluindo a ação da Maratona de Cartas.

Bernardo Caal Xol respondeu ainda a algumas questões colocadas pelos alunos, agradecendo e incentivando o ativismo dos jovens.

A festa terminou com um momento de confratenização na Biblioteca Escolar.

Comentários

topo