Mundo

Putin afirma que Rússia destruiu dezenas de armas norte-americanas

Partilhe esta notícia!

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje que as forças russas destruíram “dezenas” de armas norte-americanas na Ucrânia.

“Os seus sistemas de defesa aérea estão a rachar como nozes, dezenas foram destruídos”, afirmou o chefe de Estado numa entrevista ao Primeiro Canal da televisão estatal russa, cuja primeira parte foi transmitida na sexta-feira e a segunda será transmitida no domingo.

Vladimir Putin não especifica a que armas se refere no excerto divulgado para a promoção da segunda parte da entrevista, mas o anúncio indica que o chefe do Kremlin irá responder a uma pergunta sobre o fornecimento de armas dos Estados Unidos à Ucrânia.

O Presidente e o Governo russos têm denunciado repetidamente a entrega de armas modernas pelo Ocidente a Kiev, tendo uma das últimas vezes sido em reação à divulgação pela Casa Branca do fornecimento à Ucrânia de um elevado número de lançadores múltiplos de mísseis com um alcance de até 70 quilómetros.

Os Estados Unidos tornaram público que a decisão de envio destas armas para a Ucrânia contou com a promessa prévia do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de que não seriam utilizadas para atacar o território russo.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, para “desmilitarizar e desnazificar” o país vizinho, designando a ofensiva como uma “operação militar especial”.

Comentários

topo