Viana do Castelo

Bem-estar no Politécnico (IPVC) de Viana reconhecido internacionalmente

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) obteve a certificação platina da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) Healthy Campus Programme, vendo assim reconhecido o desempenho da instituição em matérias de bem-estar e de sustentabilidade dos campi. O Politécnico de Viana do Castelo está entre as seis instituições de ensino superior nacionais certificadas.

O Politécnico de Viana do Castelo aderiu a este programa de certificação mundial em dezembro de 2020 e desde então conseguiu a certificação, conquistando, entretanto, as certificações de bronze, prata e ouro. Projeto Campus Saudável alcançou agora o nível máximo de certificação. De destacar que, em Portugal apenas 10 instituições do ensino superior estão inscritas na FISU e apenas seis estão com certificação ativa: uma com certificação base (Instituto Politécnico de Beja); uma com Prata (Universidade de Aveiro) e quatro com Platina (Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Leiria, a Universidade do Minho e o ISMAI).

O Plano Estratégico IPVC2024, com um caráter inovador, assente numa política de responsabilidade social e com um eixo específico para um “Campus Sustentável e Inclusivo IPVC”, contribuiu para esta certificação. Mas a Implementação do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social e do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal; bem como o reforço das Atividades do Gabinete de Saúde e Bem-Estar e do Centro Desportivo, com enfase na promoção de estilos de vida saudáveis da Comunidade IPVC, também merecem destaque neste reconhecimento. O mesmo acontece com o Desenvolvimento da Escola Inclusiva IPVC com três vertentes de intervenção social com a comunidade: Programas Capacitação em Voluntariado; Aprendizagem em Serviço (Projetos curriculares com parceiros sociais locais) e Programa INPEC+ (promoção e comunidades salutogénicas, com Grupos Semente em cada Escola do IPVC).

O programa Campus Saudável da FISU é uma iniciativa que visa melhorar o bem-estar dos alunos e da comunidade do campus em todos os aspetos. A plataforma FISU Healthy Campus oferece às instituições de ensino superior em todo o mundo diretrizes sistemáticas e ferramentas para garantir o bem-estar e o estilo de vida saudável de seus alunos. Instituições de ensino superior e stakeholders beneficiam, desta forma, de uma rede internacional de conhecimento compartilhado e melhores práticas.

Instituições avaliadas em vários domínios

Desde a fundação da FISU, em 1949, a Federação tem sido um dos principais impulsionadores para expandir o papel e o alcance dos desportos universitários em todo o mundo. Mais conhecido por seus eventos esportivos e educacionais, o programa Campus Saudável ajuda a expandir a responsabilidade social da FISU para alcançar um número maior de estudantes, escolas e funcionários universitários.

Com base em 100 critérios desenvolvidos pelos principais especialistas globais, as instituições de ensino superior são avaliadas em vários domínios: Atividade Física e Desporto; Nutrição; Prevenção de Doenças; Saúde Mental & Social; Comportamento de Risco; Meio Ambiente, Sustentabilidade & Responsabilidade Social; e Gestão do Campus Saudável. O Campus Saudável da FISU premeia as instituições de ensino superior que incentivam um modo de vida saudável.

O programa é construído sobre uma plataforma digital, permitindo às instituições de ensino superior rastrear e melhorar a saúde e o bem-estar dos alunos e funcionários. Esta plataforma digital conta com 30 especialistas mundiais em saúde estudantil, permitindo que o programa tenha uma rede global sem precedentes para as instituições de ensino superior compartilharem conhecimento e melhores práticas.
Para atender às necessidades de alunos e funcionários, o programa estabeleceu uma abordagem transversal que inclui não só a atividade física, mas também a gestão saudável do campus, a saúde mental e social, a nutrição, a prevenção de doenças, o comportamento de risco, o meio ambiente, a responsabilidade social e a sustentabilidade. Com o programa Campus Saudável, as instituições de ensino superior incorporam recursos concretos de saúde e bem-estar em todos os aspetos da vida e cultura do campus. O programa mantém firme a crença de que as instituições de ensino superior devem ter um ambiente propício, incentivando alunos e funcionários a praticar um estilo de vida saudável e sustentável onde o acesso e a oportunidade nas áreas de atividade física, saúde e nutrição são uma parte diária da vida do campus.

Comentários

topo