Braga

Sustentabilidade ambiental em contexto hospitalar destacada no Hospital de Braga

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O Hospital de Braga realizou-se nos auditórios do Hospital, o Seminário “Hospitais Verdes”, um evento pretendeu assinalar o Dia Mundial do Ambiente e promover a reflexão e discussão sobre as boas práticas ambientais em contexto hospitalar. A iniciativa contemplou, ainda, a presença de stands de várias instituições parceiras do Hospital, com o intuito de sensibilizar para as ações positivas de proteção do ambiente, bem como a alertar os utentes e os profissionais de saúde para a necessidade de preservação do planeta.

O programa delineado reuniu várias temáticas, com destaque para a participação do Hospital de Braga, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) e da Associação Portuguesa de Certificação (APCER) na discussão sobre as boas práticas ambientais em contexto hospitalar e sobre o impacto da certificação ambiental em instituições de saúde.

A sessão de abertura contou com a presença de Fátima Faria, Enfermeira Diretora e Vogal do Conselho de Administração do Hospital de Braga, e de Marco Sameiro, Coordenador do Gabinete da Qualidade do Hospital. Nesta sessão, Fátima Faria parabenizou o Serviço de Qualidade, Segurança e Epidemiologia pela organização “deste prestigiante evento” e agradeceu a presença de todos os parceiros na exposição de sensibilização.

De seguida, evidenciou o tema de 2022 para esta efeméride, “Uma Só Terra”, o qual preconiza “o foco na vida sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das nossas escolhas, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes”, preocupação também partilhada pelo Hospital de Braga.

Fotos: Cedidas ao Semanário V

Por sua vez, Marco Sameiro destacou a importância da cultura de sustentabilidade ambiental que se vive na Instituição, afirmando que “esta é o resultado da dedicação e preocupação com o planeta que os Profissionais do Hospital demonstram diariamente”.

Neste dia, no qual se celebra o Dia Mundial da Bicicleta, Arnaldo Pires, Médico do Hospital de Braga e membro da Associação Braga Ciclável (que também esteve presente na exposição patente da Ágora), destacou a utilização deste meio de transporte alternativo por parte dos Profissionais. “Existem cada vez mais Médicos, Enfermeiros e Assistentes Operacionais a virem de bicicleta para o trabalho, pois reconhecem que esta é acessível, fácil, sustentável, e que promove a preservação ambiental e a saúde”, acrescentou.

Para além deste Seminário, o Hospital de Braga organizou, ainda, o Concurso de Desenhos Infantis “Cuidamos de Gente e do Meio Ambiente”, cujas ilustrações estiveram em apresentação ao lado da exposição de sensibilização, que contou com a participação da Câmara Municipal de Braga, dos Transportes Urbanos de Braga, da AGERE, da Braval, da Ambipombal e da Associação Braga Ciclável.

Comentários

topo