Viana do Castelo

Docentes do IPVC de Viana participam em livro sobre testes de campo para jogadores de futebol

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Filipe Manuel Clemente, Rui Silva, Ricardo Lima, Bruno Silva e Sérgio Matos, membros da Unidade de Investigação SPRINT e docentes da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) são alguns dos autores do livro “Field-based test for soccer players: methodological concerns and applications”, publicado pela editora internacional Springer.

O livro, recentemente publicado e disponível para compra on-line, “tem como fundamento fornecer aos técnicos do exercício, fisiologistas e treinadores de futebol informações sobre os níveis de validade e fiabilidade de diferentes testes de avaliação das qualidades físicas de futebolistas”, explica o professor Filipe Manuel Clemente.
Este livro servirá, ainda de acordo com o docente e investigador, “de apoio para os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo em unidades curriculares como Avaliação e Controlo do Treino, Teoria do Treino ou Metodologia do Treino Desportivo.”
A obra, que conta ainda com investigadores de outras instituições de ensino superior de Portugal, de Espanha e da Turquia, resume sistematicamente os níveis de exatidão, precisão e repetibilidade dos testes baseados em campo aplicados no futebol, considerando detalhes como a eficácia dos testes para diferentes categorias etárias e sexos.
Os leitores poderão ainda verificar todos os testes de campo concebidos para a avaliação da aptidão física no futebol através de uma revisão sistemática.
Além disso, é fornecida uma breve caracterização de cada teste e uma apresentação dos níveis simultâneos de validade e repetibilidade para cada teste. Finalmente, o livro contém uma discussão geral sobre as implicações dos testes para diferentes abordagens metodológicas do treino.

Comentários

topo