Desporto

Portugal acolhe seleção feminina de futsal da Ucrânia até ao final de julho

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Portugal vai acolher a seleção feminina de futsal da Ucrânia entre quinta-feira e o final de julho, devido à situação de guerra após a invasão russa, disse hoje à Lusa um dirigente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A comitiva ucraniana, que será composta por até 24 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, vai chegar ao Porto, ficando instalada em Oliveira de Azeméis, local de um jogo de preparação com a congénere portuguesa, marcado para sexta-feira, pelas 20:00.

“A UEFA solicitou junto das várias federações o apoio. A FPF, neste momento difícil, considera essencial ajudar quem mais precisa, como já tem vindo a demonstrar ao longo dos anos, com a sua solidariedade. É o desporto a mostrar os seus valores”, afirmou o diretor da FPF com funções executivas Pedro Dias.

A seleção ucraniana é uma das equipas que vai participar na ‘final a quatro’ do Campeonato Europeu de futsal feminino, a ser disputada entre 01 e 03 de julho em Gondomar, Porto, juntamente com Portugal, Hungria e Espanha, campeã em título.

A segunda edição do Europeu deveria ter-se realizado entre 25 e 27 de março, em Gondomar, mas acabou por ser adiada, devido à invasão da Rússia à Ucrânia.

Face à investida militar, a Rússia foi excluída da ‘final four’ do Europeu, sendo substituída pela Hungria, que tinha sido segunda classificada no Grupo 1 da ronda principal de qualificação.

“A Ucrânia é sempre um adversário de respeito, mas neste momento, isso é pouco ou nada relevante. Importa ajudar à sua preparação condigna, de forma a poder participar na competição”, concluiu Pedro Dias, adiantando que a comitiva ucraniana tem estado em Itália, Espanha e Malta.

Segundo o dirigente da FPF, o provável destino da seleção ucraniana depois do jogo de sexta-feira com Portugal vai ser o Centro de Alto Rendimento de Rio Maior, Santarém, mas há também conversações com a Universidade do Minho para receber a comitiva durante a estadia em Portugal.

A Ucrânia vai participar também no Campeonato Mundial Universitário de futsal feminino que se vai realizar em Braga e Guimarães, entre 18 e 24 de julho.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, que mereceu a condenação de grande parte da comunidade internacional, a qual respondeu com o envio de armamento e a imposição de sanções ao regime do Kremlin, incluindo na área do desporto de alta competição.

Comentários

topo