Vila Verde

Município de Vila Verde reforça verbas para limpeza de espaços públicos

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

A Câmara Municipal de Vila Verde vai reforçar as verbas a transferir para as juntas de freguesia, como apoio para suportar as despesas com a limpeza de espaços públicos. O aumento global é superior a 26 por cento, passando dos atuais cerca de 1 milhão de euros para 1.268.342 euros.

A presidente do Município, Júlia Rodrigues Fernandes, justifica que o reforço das verbas visa assegurar as melhores condições para a gestão e manutenção dos espaços públicos e corresponder ao esforço das juntas de freguesia na execução de um trabalho com importante impacto nas comunidades locais.

A autarca acrescenta que a medida procura, por outro lado, responder à necessidade de cobrir o aumento de custos nas operações de limpeza e que se tem verificado, de forma particular, ao nível de combustíveis e utilização de máquinas.

Nesse enquadramento, a Câmara Municipal atualizou as verbas a atribuir a cada freguesia ou união de freguesias, passando a limpeza de vias de comunicação a ser apoiada com 500 euros por quilómetro de extensão (o que representa um acréscimo de 25%, comparativamente aos atuais 400€/Km). No que toca à limpeza de espaços verdes, a verba passa dos atuais de 1,10 euros por metro quadrado para 1,30 euros/m2.

Com efeito a partir de janeiro de 2023, a medida passará também a abranger a limpeza e manutenção de todas as zonas de lazer ribeirinhas do concelho, que foram transferidas para as respetivas Juntas, com a atribuição de um valor fixo para essa tarefa consoante a área em causa.

A atualização das verbas para “gestão e manutenção de espaços vedes e a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros” vai ser sujeita à apreciação da Assembleia Municipal agendada para esta segunda-feira.

Comentários

topo