Terras de Bouro

Terras de Bouro celebrou a Peregrinação Arciprestal ao Bom Jesus das Mós

(C) Carlos Dobreira
Partilhe esta notícia!

Domingo pela manhã decorreu a Peregrinação Arciprestal ao Bom Jesus das Mós, realizando-se ainda a celebração da eucaristia dominical presidida por D. Jorge Ortiga e com a presença dos Pe Almerindo Costa e Pe Miguel Neto. A manifestação religiosa integrou ainda a realização da Procissão ao Santíssimo Sacramento e a bênção do Arciprestado.

A Peregrinação teve início pelas 10h e 30m na Avenida Padre Martins Capela, passando pela Calçada Penedo da Sobreira até à estrada de acesso ao Santuário do Bom Jesus das Mós.

Estiveram presentes a fanfarra do Agrupamento de Escuteiros 1248 de Moimenta, a Banda Musical de Carvalheira, representantes das paróquias do concelho e membros do Executivo Municipal.

Os andores do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora de Fátima integraram a peregrinação.

A Banda Musical de Carvalheira, fundada em 1839, apresentou-se com reportório de interesse sendo de destacar a interpretação de Homenagem ao Dr. Manuel Vaz (de A. Fonseca), São Martinho (de Carlos Marques), São Bento (de Valdemar Sequeira), Nossa Senhora do O (arranjo de Francisco Pereira) e Transfiguração (composição de António Almeida da Silva e harmonização de Amílcar Morais).

A freguesia de Carvalheira é uma freguesia verde onde é possível respirar bons ares, praticar rijas caminhadas, reiki ou yogai e conhecer a biodiversidade existente na rota do Santuário do Bom Jesus das Mós.

Fotos: Carlos Dobreira

Uma das figuras ilustres da terra é o historiador e padre Martins Capela, o qual deixou vasta bibliografia e esteve na origem da construção do monumento do Bom Jesus das Mós.

A construção do monumento e a postura férrea de Martins Capela têm sido estudadas no meio académico, por exemplo na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade do Minho.

Comentários

topo