VFactory

O papel do merchandising empresarial na retenção e angariação de clientes

Partilhe esta notícia!

Já todos estamos a par do contexto económico-social que o mundo vive neste momento. Como se não bastasse a ressaca de uma pandemia mundial, a invasão da Ucrânia pela Rússia veio gerar novas fragilidades na economia mundial.

Os últimos dois anos têm sido de constante exigência e desafio para as empresas. A trabalhar num cenário de grande imprevisibilidade, há que definir estratégias de marketing capazes tanto de reter como de captar novos clientes.

A importância do merchandising empresarial

O merchandising empresarial tem sido das ferramentas mais importantes neste processo. Lembremos, por exemplo, o excecional sucesso da campanha do Lidl relativa à coleção da sua marca de roupa, integrando artigos de merchandising.

Este exemplo provou também que a inclusão explícita da marca num determinado produto não é contraproducente – pelo contrário. Que melhor exemplo para o Brand Merchandising?

Artigos personalizados com o logótipo ou a imagem da marca fomentam uma relação de proximidade com a empresa, convertendo um vínculo comercial numa ligação emocional. Se forem oferecidos – como os brindes personalizados – garante-se ainda um sentimento de gratidão perante a marca.

Para além disso, quanto mais úteis forem os produtos oferecidos, mais serão usados e mais visibilidade darão a determinada empresa. Estes produtos podem ser garrafas personalizadas, canetas, sacos, canecas, etc.

Para além da identificação que gera fidelização – e retenção – abre-se a hipótese de angariar mais clientes. Em suma, é uma opção de marketing inteligente e eficaz para as marcas se manterem em contacto com os seus clientes, parceiros estratégicos e colaboradores, gerando um sentimento de brand awareness.

Gift Campaign: um caso de estudo

A Gift Campaign é uma empresa de brindes publicitários e merchandising que se estabeleceu em Portugal em 2020, mas com vasta experiência noutros mercados, como o espanhol, o francês e o italiano.

É por isso que Diederik de Koning, CEO, fala com propriedade da importância do merchandising empresarial.

Em declarações ao Meios & Publicidade, de Koning refere que “para sobreviver, as empresas não podem deixar de divulgar as suas marcas, de conquistar novos clientes e manter motivados aos seus trabalhadores. Pelo que os artigos personalizados vão continuar a fazer parte das suas estratégias de Marketing e dos programas de fidelização”.

A empresa aposta no online para mudar a forma como se compram brindes corporativos, apresentando ao mercado uma maior disponibilidade de oferta e possibilidades de personalização de mais brindes do qualquer outro distribuidor presente no mercado nacional.

A Gift Campaign tem uma montra aberta 24/7 com 25 mil produtos disponíveis no seu portal online, que é atualizado em permanência com as últimas novidades, preços e promoções.

O portal apresenta opções de compra, orçamentos para diferentes necessidades e hipóteses de personalização de brindes, bem como prazos de entrega. O atendimento ao cliente é também uma das apostas da empresa catalã, pelo que o processo de envio tem sempre acompanhamento próximo.

Também em entrevista ao Grande Consumo, Diederick de Koning aponta a principal razão para que os produtos personalizados sejam tão bem recebidos pelos clientes.

“Toda a gente gosta de receber um presente. Se, além disso, for personalizado, passa a ser um objeto único, original e muito pessoal. Portanto, em termos de marketing, este ainda é um dos meios mais eficazes. De acordo com um estudo da Promocional Products Association International (PPAI), os consumidores são mais favoráveis ​​a fazer uma compra depois de receber um produto promocional (20,9%), em comparação com os veem esse produto na publicidade impressa (13,4%), num anúncio de televisão (7,1%) ou online (4,6%). Além disso, mais de metade das pessoas que recebem brindes publicitários têm uma perceção positiva e favorável da empresa, em comparação com 33,2% das pessoas que veem um anúncio impresso, 27,7% no caso da TV e apenas 11,9% em anúncios online.”

Estes números suportam a evidência de que o merchandising empresarial tem de facto um papel determinante na retenção e angariação de clientes pelas empresas.

Mas não basta reconhecer a importância do merchandising empresarial – é preciso trabalhar em cima dessa realidade com um plano bem definido. Isto é, ter um catálogo completo apresentado numa montra – leia-se website – bem desenhada, funcional e atualizada, com artigos em quantidade e qualidade, opções de compra para diferentes tipos de utilizador, hipótese de personalização de brindes, elaboração de orçamentos, bem como um serviço de apoio ao cliente que acompanhe essa qualidade em todas as fases. É exatamente isto que a Gift Campaign faz e que ajuda que a empresa tenha o sucesso que tem no contexto que estamos a viver.

Comentários

topo