Região

Arcos de Valdevez abre Centro Ciência Viva

(C) Município de Arcos de Valdevez
Partilhe esta notícia!

As atuais Oficinas de Criatividade Himalaya serão convertidas no Centro Ciência Viva dos Arcos – Oficinas de Criatividade Himalaya. O perfil do Padre Manuel Himalaya, enquanto cientista, inventor e visionário, estabelecerá o fio condutor deste novo espaço interativo de ciência e tecnologia dedicado às áreas da ecologia e da eco sustentabilidade.

“GOSTO PELO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO”

“É raro recebermos um projeto já instalado e, no entanto, tão aberto à renovação. Tudo o que já está feito está muito bem feito e, portanto, receber novas ideias é sinal de gosto pelo conhecimento e pela inovação. Por isso recebemos este novo Centro Ciência Viva com a mesma alegria e à vontade de quem conhece bem e há muito tempo a região e diz: ‘Vou aos Arcos!’ ”, refere Rosalia Vargas.

O protocolo de adesão à Rede é assinado pela Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, esta segunda-feira, 11 de julho .

OFICINAS, EXPERIÊNCIAS E EXPOSIÇÃO

Dentro do seu contexto territorial, é esperado que o novo Centro Ciência Viva acolha um número significativo de visitas, incluindo o público escolar e familiar, residente, não residente e estrangeiro, dada a sua proximidade a Espanha. Será também um polo dinamizador de vários projetos nacionais e internacionais e das iniciativas da Rede Nacional de Centros Ciência Viva.

À chegada ao Centro os visitantes são recebidos num átrio onde um grande espetro solar cobre a parede central e faz referência às invenções solares do Padre Himalaya. As informações sobre a oferta do Centro e sobre a Rede de Ecocidadania implementada no município estão disponíveis num quiosque interativo.

A exposição Eureka! é uma verdadeira oficina de experimentação e criatividade, que convida a criar percursos para berlindes, inventar objetos voadores ou gerar eletricidade a partir de bicicletas. A mostra “Centro da Ecocidadania”, marcada por experiências sobre Energia, Ambiente, Resíduos e Água, foi alvo de requalificação apresentando sete novos módulos interativos que exploram conceitos de Saúde, Engenharia e Som e muitos outros módulos novos estão em fase de criação.

Na Cozinha é um Laboratório os tubos de ensaio foram substituídos por tachos e panelas para mostrar que cozinhar é, também, fazer ciência. No Laboratório de Sustentabilidade, microscópios, lupas e centrifugadoras desafiam os visitantes a tornarem-se investigadores por umas horas nas áreas da química, biologia, microbiologia e genética forense. Entender a formação do planeta Terra, descobrir que histórias contam as rochas e desvendar o mundo dos cristais e dos minerais são alguns dos desafios do Geolab, o laboratório de geologia e ciências da terra.

Comentários

topo