Guimarães

Gualterianas regressam a Guimarães entre 28 de julho e 08 de agosto

Partilhe esta notícia!

As Festas da Cidade e Gualterianas 2022 regressam a Guimarães, entre 28 de julho e 08 de agosto, após um interregno devido à covid-19, sendo esperados mais de 300 mil visitantes, foi hoje anunciado.

O evento foi apresentado junto à Fonte Santa de S. Gualter, que dá nome às festividades, com a presença do presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, do vereador da Cultura e também presidente da cooperativa ‘A Oficina’, Paulo Lopes Silva, de Catarina Pereira, da direção artística da Casa da Memória de Guimarães e Artes Tradicionais d’A Oficina, e José Pontes, presidente da Associação Artística da Marcha Gualteriana.

Do programa das festas tradicionais da cidade de Guimarães, distrito de Braga, faz também parte a XXIV Feira de Artesanato de Guimarães, entre 29 de julho e 08 de agosto, no Jardim da Alameda de São Dâmaso, que esta ano vai contar com 38 participantes de várias áreas, nomeadamente de cerâmica, de trabalhos em madeira, de marcenaria, de relojoaria, de ourivesaria, entre outras.

Segundo a organização, “o momento alto” está guardado para as 22:00 de 08 de agosto, último dia das Gualterianas, com o início da tradicional Marcha Gualteriana que vai percorrer as ruas da cidade de Guimarães.

José Pontes, presidente da Associação Artística da Marcha Gualteriana, explicou que o cortejo vai contar este ano com carros alegóricos e alusivos a Santa Estefânia, às crianças, terá um carro “dedicado à Ucrânia”, outro ao centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, realizada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, assim como à Universidade do Minho, ao Ambiente, ao Património Minhoto, às Valeanas e ao Vitória Sport Clube, entre “outras surpresas”.

O presidente do município, Domingos Bragança, destacou “o sucesso” destas festas e apelou à participação dos vimaranenses na Marcha Gualteriana, designadamente à realização e participação em “números vivos”.

Questionado sobre o número de visitantes que a cidade espera receber durante as Gualterianas 2022, o vereador da cultura assumiu ser “difícil” avançar com previsões, uma vez que se fala de “multidões”.

Paulo Lopes Silva adiantou, contudo, que, nas últimas edições, durante os quatro dias (sexta, sábado, domingo e segunda – 08 de agosto), a cidade recebeu “mais de 300 mil visitantes”.

Do programa das Festas da Cidade e Gualterianas 2022, destaque ainda para o Festival de Folclore do Grupo Folclórico Recreativo de Tabuadelo, pelas 22:00, de sábado, 30 de julho, e para os concertos dos Expensive Soul, pelas 22:00, de sexta-feira, 05 de agosto, e de Camané, a partir das 22:00, de sábado, 06 de agosto.

Comentários

topo