O Município de Vila Verde e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) celebraram um protocolo de cooperação que consagra a instalação e funcionamento do primeiro polo de ensino superior no concelho. Seis cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) arrancam já em outubro, com 150 vagas, num polo especialmente direcionado para a área digital e tecnológica.
É concretização de um velho anseio do concelho. A qualificação dos jovens é uma prioridade. Temos de lhes facultar competências para superarem os novos desafios, incluindo ao nível do mercado de trabalho em permanente evolução e com criação de novas profissões.
O novo polo visa também apoiar as empresas instaladas no concelho, com a formação de novos quadros em áreas muito procuradas pelo mercado.
O polo do IPCA em Vila Verde ocupará o edifício esteve sediada a incubadora de empresas do IEMinho, em Soutelo. Tem condições para desenvolver a oferta formativa, boas acessibilidades e rede de transportes públicos.
Os seis cursos técnicos superiores profissionais a abrir em Vila Verde são: Aplicações móveis, Apoio à gestão, Desenvolvimento web e multimédia, Redes e segurança informática, Marketing digital e social media, Refrigeração e eficiência termo energética (este desenvolvido em parceria com empresa instalada no concelho).
As candidaturas podem ser feitas até 22 de agosto, com informação disponível no site do IPCA aqui.
Comentários
