Braga

38 494 beatas de cigarro recolhidas em Braga doadas para transformação

(c) Carlos Dobreira
Partilhe esta notícia!

Hoje de manhã ocorreu a doação de 38 494 beatas de cigarro ao Laboratório da Paisagem de Guimarães destinadas a transformação em estrutura construtiva (e-tijolo).

As 38 494 beatas de cigarro foram recolhidas no concelho de Braga entre 3 de Junho de 2019 e 31 de Dezembro de 2021, em 111 sessões de plogging. Nestas 111 sessões também foram recolhidos 3 725 litros de resíduos recicláveis, perigosos e lixo indiferenciado.

Fotos: Carlos Dobreira

Entre os locais de recolha destaque para os Santuários do Bom Jesus e do Sameiro e suas imediações, centro histórico de Braga (com destaque para as imediações da Sé, Câmara Municipal e Largo do Paço), ecovia do Rio Este, imediações das praias fluviais de Adaúfe e Merelim (Sao Paio), assim como imediações de escolas, infraestruturas desportivas, estradas nacionais, parques de lazer e de merendas, edifícios afetos à Câmara Municipal de Braga e às Juntas de Freguesia e serviços de restauração nas freguesias de Aveleda, Celeirós, Dume, Espinho, Lamaçães, Lomar, Nogueiró, Palmeira, Real, Vimieiro, Tenões, São José de São Lázaro, São Pedro d’Este, São Victor, Sé e Cividade.

“De referir que sou defensor da introdução do plogging no sistema de ensino europeu e a lecionação de aulas na Natureza no sistema educativo português para estudo e interpretação da biodiversidade, da acidificação dos oceanos e da economia circular”, escreve o ativista Bracarense Carlos Dobreira.

Comentários

topo