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70 estações e 1000 bicicletas partilhadas em Braga custam 2 milhões de euros

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A FPCUB reuniu, no dia 26 de julho, com o secretário de Estado da Mobilidade, Jorge Delgado, onde foram discutidas uma série de propostas.

José Manuel Caetano, presidente da FPCUB, agradeceu a disponibilidade do secretário de estado em receber a federação, apresentou a mesma, dando nota de um conjunto de iniciativas que esta entidade de utilidade pública tem vindo a levar a cabo ao longo dos anos.

De seguida, deu nota da necessidade das cidades apostarem em melhorar a sua infraestrutura e instalarem redes de bicicletas partilhadas. Porém, as cidades que têm dimensão para instalar estes sistemas dão nota da inexistência de um apoio do Governo Central para a sua instalação.

Mário Meireles, vice-presidente da federação, deu conta que os sistemas de bicicletas partilhadas, quando bem dimensionados e instalados, podem ajudar a impulsionar a utilização da bicicleta em cerca de 3%. Essa impulsão depende da infraestrutura estar já adequada à utilização da bicicleta, sendo que para isso é também necessário que os Municípios invistam na reorganização das ruas e avenidas.

Tendo utilizado como exemplo a cidade de Braga, onde o investimento num sistema de bicicletas com 70 estações e 1000 bicicletas teria um custo de implementação de 2 milhões de euros, fez notar que este tipo de sistemas poderão integrar empresas públicas já existentes, como sejam os TUB em Braga, os STCP no Porto, ou outras empresas noutras cidades, tal como já acontece com a EMEL em Lisboa.

Para Mário Meireles é ainda fundamental que se implemente um sistema de financiamento da utilização da bicicleta, à semelhança do que acontece em países como a França, o Reino Unido ou a Bélgica, sendo que há a necessidade de utilização de um aplicativo móvel com posicionamento GPS, para evitar fraudes.

Foi ainda sugerido o investimento numa estrutura de missão/agência temporária para acelerar a implementação da ENMAC – Estratégia Nacional de Mobilidade Ativa Ciclável, sendo dado o exemplo de sucesso da eBupi.
Para José Caetano é fundamental que se operacionalize definitivamente a ENMAC, e se trabalhe, a par desta, na estratégia Pedonal, unificando-a a médio prazo numa estratégia única.

O Presidente da Federação alertou que, para se aproximar dos objetivos traçados para 2025, de ter 7,5% da população portuguesa a pedalar, e nas cidades 15%, é fundamental acelerar a estratégia nacional, através da estrutura de missão, e implementar programas de incentivo à implementação de bicicletas partilhadas e à utilização da bicicleta. Recordou que este governo estabeleceu a bicicleta como Desígnio Nacional!

Já Rodrigo Dourado, membro da direção, deu nota ainda da Rede Eurovelo e da candidatura conjunta com a CONBICI de uma nova rota que ligará Lisboa a Madrid e continuará em direção a Toulouse.

Carmen Lima, vice-presidente da FPCUB, falou das Semana Europeia da Mobilidade, ficando o convite para a entrega dos Prémios de Mobilidade, deixando ainda o desafio de se poder realizar um passeio de bicicleta que atravesse a ponte 25 de abril e regresse de barco.

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