Braga

Braga. A força do povo içou imponente arco em Sobreposta

(C) Carlos Dobreira
Partilhe esta notícia!

A festa em honra do Santíssimo Sacramento em Sobreposta, Braga teve, na tarde de sábado, um dos seus momentos mais emotivos com o transporte do arco da festa desde o Largo do Monte até ao Largo Padre José Esteves.

Fotos: Carlos Dobreira/ Semanário V

O arco, o qual estava pintado e decorado, é carregado apenas por homens tendo saído do Largo do Monte pelas 15h e 39m.

Após algumas paragens, o arco chegou ao adro da Igreja pelas 16h e 24 m tendo sido içado com recurso a cordas e escadas, assim como à força dos homens que o carregaram.

O içar do arco, um ato centenário de técnica e de experiência, é vivido intensamente pela comunidade.

Hoje ocorrerá a Magestosa Procissão com a saída da Igreja Paroquial pelas 17h30.

O Executivo Municipal esteve representado pelo Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, assim como pelas vereadoras Carla Sepulveda e Sameiro Araújo.

A festa em honra do Santíssimo Sacramento (Sobreposta) está a ser monitorizada no que respeita à política de separação de resíduos recicláveis, a promoção da mobilidade sustentável, a utilização de plásticos e de materiais reciclados, o consumo de carnes vermelhas, o recurso a animais e artigos pirotécnicos, a emissão de ruídos, assim como a recolha de beatas de cigarro (para transformação em estrutura construtiva).

“Da monitorização da sustentabilidade ambiental das festividades cíclicas e eventos na CIM-CAVADO resultará a comunicação de falhas a rectificar e medidas a implementar junto das paróquias, entidades e do Arcebispo de Braga. Aconselha-se visita demorada à Igreja Paroquial de Sobreposta e contemplação da Natureza, mas com uma postura ecológica. Não deite nada para o chão, faça a separação de resíduos e respeite a Natureza”, escreve Carlos Dobreira em comunicado.

Comentários

topo